Estado e sociedade contemporanea gomah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ESTADO E SOCIEDADE CONTEPORÂNEA


1. Como o autor conceitua/ define a exclusão?


O autor começa a caracterizar a exclusão correlacionando-a com vários componentes chave, dentre osquais se destacam:

a) A exclusão como fenômeno estrutural

Para Goma, a exclusão em um contexto de crescente heterogeneidade, não implica somente a reprodução mais ou menos ampliada dasdesigualdades verticais no modelo industrial. No contexto proposto no texto do Gomà, a discussão conceitual da exclusão social passa a constituir uma nova dimensão, com dois eixos estruturadores, sendo o daintegração e o outro da exclusão. Além da sociedade de conhecimento que alterou a constituição histórica inicial, acrescentou-se a crescente heterogeneidade que implicou no surgimento de um novosociograma de grupos considerados excluídos.

b) A exclusão como fenômeno relativo e inscrito em atos e decisões de agentes

Este componente está associado a certas decisões de agentes, das quaispodem originar-se processos de exclusão. Neste caso a estrutura e a agência se combinaram nas raízes da exclusão, de forma especifica, em lugares e tempos concretos. Alguns exemplos citados pelo autor:negar o acesso ao crédito; permitir a exploração de um trabalho mal remunerado, que envolve não apenas o acesso à renda, mas também identidade e dignidade social; discriminar o acesso à habitação,abandonar alguém a solidão, dentre outras formas.

c) A exclusão como fenômeno dinâmico

O autor defende que a exclusão não afeta somente grupos pré-determinados concretos, muito pelo contrário,afetam de forma variável a pessoas e grupos, a partir das modificações causadas por dinâmicas de marginalização à função de vulnerabilidade destes grupos. Este conceito está associado à distribuição deriscos sociais: risco de ruptura familiar, ou seja, o enfraquecimento dos laços familiares; risco da desqualificação tecnologia, num contexto de acelerada transformação; o risco de instabilidade e...
tracking img