Estado e propriedade - locke e hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estado e Propriedade Privada
para Locke e Hobbes



Fundamentação de Estado:






A grande questão presente em Locke enquanto na forma de organização de um Estado e na regulamentação da propriedade privada é uma oposição direta entre a concepção de Estado e de propriedade defendidas pelo Hobbes. Enquanto para Hobbes, o Estado se apresentava como senhor absoluto, ficandopara os cidadãos a obediência , sem questionamentos, pois o Estado funciona como uma ordem absoluta e controladora e que tem por objetivo tirar os homens dos conflitos abandonando seu estado de natureza para ingressar numa vida com leis e regras.


Em Locke as relações se davam dentro de um mundo bem natural, o estado de natureza ao contrário de Hobbes não é exatamente uma guerra, masuma visão de plena liberdade, onde os indivíduos legitimam e criam o Estado, para que desta forma serem governados por um monarca, com participação no governo. Em Hobbes, embora os indivíduos também criem o Estado, estes abrem mãos do poder para que ele fique centralizado na figura de um soberano monarca, criando uma referência oposta, ou seja, o Estado é Absoluto e inquestionável, embora tambémpartisse do mundo natural, cabendo, no entanto, aos integrantes da sociedade, obediência. Existindo, assim, uma relação de poder supremo e absoluto, perfeito e indissolúvel, fruto de um acordo em que aos súditos obedecer é fundamental, pois caso contrário, o Estado perderia a sua real condição de soberania absoluta sobre aqueles que integravam a sociedade, segundo Hobbes.

A perspectivade Locke, é portanto, a de uma relação de que o homem vive em estado de natureza, embora admita o poder dos reis ou a Monarquia, mas por outro lado não permanece a idéia do absolutismo por considerar a possibilidade de mudanças, e o direito de resistências dos cidadãos. Em outras palavras, quando o Estado não cumpre o seu papel fundamental, que é o de proteger a vida e a propriedade.Hobbes, parte do princípio que os súditos devem sempre obedecer ao Estado, por isso devem agir conforme leis que estão acima do desejo dos próprios indivíduos e a ação dos que exercem o poder terá caráter regulador e absoluto.

Enquanto para Locke há uma aposta na razão individual e que os vários componentes da sociedade poderão organizar-se e constituir a ordem social de um Estado,resultando em um certo otimismo em relação ao homem. Portanto, os seres humanos, enquanto dotados de capacidades racionais, buscarão construir as suas vidas, assim como os seus organismos de regulamentação da sociedade civil e do Estado.

Já Hobbes parte de um pessimismo, ou seja, o homem é por natureza mal e por isso, terá que ser vigiado por um controlador com a plena distinção de bem ede mal, no caso, o Estado como senhor absoluto. Em Locke a liberdade é um bem fundamental para o crescimento e o amadurecimento humano, em Hobbes, a liberdade do homem em seu estado de natureza é prejudicial, fazendo dele um destruidor da sua vida e dos outros integrantes da sociedade, o Estado absoluto é preservador da vida humana

Hobbes faz uma relação entre pais e filhos x súditos eEstado; por serem as crianças criaturas em formação, terão que obedecer aos pais, e estes terão que criar as regras e os limites para a obediência dos filhos. Da mesma forma é a relação estabelecida entre o Estado e os súditos, assim como os pais cuidarão dos filhos de uma maneira a não lhes prejudicar, também o Estado agirá em relação aos súditos de maneira que sempre permitirá a melhoria destese o seu crescimento pessoal, não havendo, portanto, a necessidade por parte dos súditos de mudarem o Estado, pois como surgiu da aceitação de todos que integram a sociedade, torna-se algo próximo e bom, sempre que cumprir o seu papel que é o de evitar a guerra de todos contra todos, a sua conduta será sempre correta e boa para os que a ele dedicam obediência e total consentimento.

O...
tracking img