Estado e políticas públicas

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
Estado e Políticas Públicas
Questões sobre o texto de Marco Aurélio Nogueira – Um Estado para a Sociedade Civil
1. As relações entre Estado e Sociedade durante a passagem dos séculos XX e XXl foram bastante congestionadas. Dê alguns fatores e justifique-os.
Tal fato ocorreu devido a um triplo esgotamento. O primeiro foi decorrente do modelo de desenvolvimento capitalista no correr dos últimosdois séculos, agressivo, impulsionador da produção intensiva de bens de consumo supérfluos. Por mais que esse modelo continue a se reproduzir, ele parece não mais dar conta das suas ambigüidades e contradições.
Esgotou-se também o modelo neoliberal que é mercado pela resposta à crise do Estado e centralidade do mercado através de políticas de regulamentação e de ajustes monetaristas. Com oaumento das desigualdades e miséria ficou claro que o mercado por si só não é capaz de lidar com tais problemas.
Esgotou-se enfim, por ter alcançado sua plena explicitação, a crise da esquerda, que bem ou mal acompanhou as vicissitudes do neoliberalismo recebendo o impacto das mudanças estruturais que afetaram as sociedades contemporâneas.
2. Cite alguns fatos que anunciam um aumento dodesconforto global e da disposição cívica de lutar por “outro mundo”.
Pode-se citar as sucessivas reuniões do Fórum Social Mundial, as ações ecológicas e ambientalistas, a proliferação de associações e movimentos anti-globalização, o rápido crescimento da cibermilitância, mostrando que homens e mulheres, grupos e classes sociais, ainda que num cenário dramaticamente condicionado pela ação de poderososconglomerados, agitavam-se e mexiam-se sem cessar. São fatos que anunciam tal desconforto.
3. Quais os resultados para o setor público e privado que a crise do neoliberalismo causou?
Para os dois setores traz somente resultados problemáticos, dizimando recursos humanos claramente acumulados, corroendo vínculos de lealdade no interior das empresas, gerando medo e insegurança entre os trabalhadores etambém nota-se p desgaste de seus sindicatos e de sua vida associativa.
4. O que defendia Joseph Stiglitz, economista-chefe do Banco Mundial, em 1998 segundo o texto?
Ele defendia a necessidade de se trabalhar por um “consenso Pós Washington”, numa clara alusão ao fracasso da agenda até então vitoriosa e à ostensiva corrosão de seus fundamentos. Para ele, as políticas derivadas daquela agendalutaram pela estabilidade macroeconômica, pela liberalização comercial e pela correta determinação de preços, mas mostraram ser incompletas e algumas vezes equivocadas, deixando de avançar em termos de compreensão de desenvolvimento econômico e do funcionamento de mercado.
5. Em relação à revisão do papel que o Consenso atribui ao Estado, antes a premissa básica era a que “Os governos são pioresque os mercados” e o Estado portanto será melhor quanto menor for. A nova premissa é baseada em que:
Segundo o autor, a premissa tornou-se equivocada e a partir daí nota-se uma premissa oposta em que o Estado tem um papel importante a desempenhar na produção de regulações apropriadas, na proteção e no bem-estar social. A discussão não deveria ser se o Estado deve ou não se envolver, mas sim comoele deve se envolver. A questão central não poderia ser o tamanho do governo, mas sim suas atividades e métodos.
6. Em fevereiro de 2004, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) concluiu uma avaliação sobre os efeitos sociais da globalização. O que basicamente continha essa avaliação?
Que os efeitos sociais da globalização geraram desequilíbrios persistentes na economia global e que erameticamente inaceitáveis e politicamente insustentáveis, sobretudo porque a riqueza suplementar que se conseguiu gerar no mundo não resultou em uma maior distribuição de renda, maior igualdade social ou menos desemprego. A partir da convicção de que o “potencial da globalização para o bem é imenso”, o documento conclamou os lideres mundiais a aclamarem com urgência medidas para criar um processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS DILEMAS DO ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
  • ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
  • Politicas publicas educacionais no estado do pará
  • Estado
  • Estado e politicas publicas
  • Estado e Políticas Públicas
  • Relações entre política, estado, políticas públicas e políticas educacionais
  • O ESTADO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DIREITOS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!