Estado e classe trabalhora politica social do brasi

912 palavras 4 páginas
OS FUNDAMENTOS DA ÉTICA E DA MORAL;

O tema ÉTICA está presente no cotidiano e em todos os setores da atividade humana.
Utilizamos à ÉTICA, a MORAL para julgarmos se as pessoas possuem atitudes e comportamentos corretos de acordo com os princípios e valores, hábitos, regras e normas, e assim atribuímos valor como bom/mau , certo/ errado, bem/ma,correto/incorreto, justo/injusto, etc...

O Campo de ÉTICA é muito amplo, pois procura estabelecer sobre uma agir humano, que ultrapasse o simples cumprimento da que está escrito. É o campo da discussão, da
Interpretação e da problematizarão dos valores morais. Estabelece uma reflexão critica sobre a moralidade.

A MORAL é histórica, mutável e provisória, porque o sujeito do moral, o homem, é um ser histórico por natureza, em constante mudança, crescimento, opiniões, diversidades... Para garantir a convivência os seres estabelecem regras nas suas relações sociais, traduzidas em conjuntos de normas, leis costumes, crenças, hábitos. Cada sociedade tem sua moral, que mudar de acordo com seu processo sócio histórico, onde estabelece as condições de sobrevivência e trabalho. ÉTICA valor moral para organizar-se socialmente.Valor moral é questionado há ética entra e cena.

São muitas situações que provocam a consciência moral e suscitam respostas amparadas em sistemas de valores como as positivas, horadez, honestidade, espírito de justiça, etc... , e as negativas como a fome, injustiças, catástrofes, violências múltiplas etc.. , Essas situações exigem tomadas de posição, que justifique (para nós e para os outros) as razões de terminada escolha e as conseqüências que virão dessas decisões. A partir da moral do sujeito é que conscientemente ele ira escolher entre o que julga certo ou errado, mais ou menos apropriado para dar respaldo à suas respostas.

A ÉTICA É A TEÓRIA OU CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO MORAL DOS HOMENS EM SOCIEDADE. É A CIÊNCIA DE FORMA SPECIFICA DE COMPORTAMENTO HUMANO.

Relacionados