Estado socialista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Socialismo
O século XX testemunhou o surgimento, o desenvolvimento e o colapso do mais trágico experimento da história humana: o socialismo. Esse experimento resultou em monstruosas perdas humanas, e na destruição de economias potencialmente ricas.
Tudo começou com Karl Marx (Marx) e o Friedrich Engels (Engels), criadores do socialismo científico. Marx acreditava que o capitalismo era umapolítica econômica que dividia as classes sociais (injustiças sociais e a miséria dos operários). Ele entendia que os produtores na época não tinham que ser superiores economicamente aos seus operários. Então o capitalismo iria ser substituído pelo comunismo (Comunismo- onde os quais principais recursos e meios de produção pertencem à sociedade e não ao indivíduo).
Um trecho do livro “O CálculoEconômico sobre o Socialismo - Ludwig Von Mises” que nós achamos bem interessante foi:
“Mas a verdadeira tragédia desse experimento é que Ludwig Von Mises e seus seguidores — dentre as melhores mentes econômicas deste século — já haviam desmascarado e explicitado toda a realidade do socialismo ainda em 1920. Entretanto, o alerta deles foi completamente ignorado.”
Seguindo o trecho a cima, ossocialistas daquele século sabiam quais eram as consequências do socialismo, e mesmo sabendo que aquele socialismo “científico” não era o certo, eles ignoraram completamente.
Traduzindo melhor os socialistas eram e são alienados.
1.1 – Resumo
O Socialismo foi idealizado para manter a igualdade social, “tirando compulsoriamente (obrigatoriamente por meio da força estatal) a propriedade de algunsindivíduos e retendo para o próprio Estado, que passa a ser o detentor de toda a propriedade privada (tornando a propriedade pública sobre domínio estatal), então, o Estado distribui os recursos para os que são considerados necessitados, tudo em nome do interesse social, ainda que tais indivíduos não tenham trabalhado e conquistado justamente esses recursos ”
1.2 – Marxismo e Engels
Marxismo,teoria social, econômica e política baseada na obra de Karl Marx e seus seguidores.
Engels economista, político e revolucionário alemão, co-fundador junto com Marx, do socialismo científico, conhecido como comunismo (citado acima). Engels conheceu Marx em Paris. Ao descobrirem que tinham chegado às mesmas conclusões por caminhos separados, então decidiram trabalhar juntos. Essa colaboração seprolongou até a morte de Marx em 1883 e alcançou dois objetivos. Por um lado, expôs a sistemática dos princípios do comunismo, conhecido mais tarde como marxismo; por outro, organizou o movimento comunista internacional. O Manifesto comunista.
1.3 – Democracias populares
1.3.1 – Conceito
Democracia popular nada mais é do que o poder do povo: Ex: Aqui no Brasil temos o poder de votar em Deputados,Senadores, Presidente, Prefeitos, etc, ou seja, nossos representantes (Democracia representativa). Mas se nós notarmos agente vota apenas em indivíduos que irão nos representar. Já na democracia popular, quem tem o poder é o povo (literalmente), sem necessidade de um representante que exerça uma função ou cargo público.
1.3.2 – Na época
Como os proletários eram a maioria em relação àburguesia, elesfizeram uma Revolução contra os produtores.
Com a revolução comunista, os proletários certamente foram de acordo com os interesses deles, e assim fazendo com que eles exercessem o poder sobre aquele Estado.
2 – Estado
Há duas maneiras diferentes para o surgimento de um Estado:
A) não contratualista - surgimento natural ou espontânea (o surgimento pode ser familiar, atos econômicos nodesenvolvimento interno da sociedade).
B) contratualista – surgimento que não foi natural ou espontânea, decorrente de um ato voluntário (com ajuda de outro Estado).
Mas na prática o primeiro estado a ser criado certamente foi o “não contratualista”, surgimento natural ou espontâneo. Como o Estado Antigo (ou Teocrático) que surgiu com os primeiros grupamentos humanos, organizados através de um modelo...
tracking img