Estado romana e seus deveres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 ESTADO ROMANO

Segundo a lenda Roma foi fundada em 753 A.C por Rômulo e Remo dois irmãos que foram abandonados e criados por uma loba, os dois irmãos construíram a cidade as margens do rio Tibre, mas uma discordância sobe quem iria governar terminou em morte. Remo foi morto por Rômulo que deu o nome a cidade, não seria a ultima vez que um crime daria origem a um novo governante romano.Roma era uma cidade pequena como muitas na época, mas ao contrário dessas outras cidades que temiam forasteiros, Roma abrigava todos que ali chegassem. Ambição, conquista, luxuria, homicídio e o poder de uma tecnologia sem igual. Os romanos construíram estradas, monumentos, sistema de esgoto que funciona até hoje, mas foram incapazes de impedir sua autodestruição.
Assim como no livro do Dallarimais cientifico diz que Roma teve inicio com um pequeno agrupamento humano, passou por vários tipos de governo expandiu seu território, atingindo vários povos e costumes, chegando a cogitar dominar o mundo.
Apesar de guerras e conquistas Roma sempre manteve as características básicas de cidade-Estado. A grande extensão de Roma e o cristianismo iriam determinar a superação da cidade.Uma daspeculiaridades mais importantes do Estado Romano foi à base familiar da organização. As famílias patrícias tinham privilégios especiais, por serem descendentes dos fundadores do Estado.
Em Roma durante muito tempo o povo participava diretamente do governo, mas a palavra povo naquela época era entendida de forma errônea, pois uma só parte da população participava. Os principais governantes eram dasfamílias patrícias, mas depois de um tempo a base familiar foi desaparecendo dando lugar a uma nobreza tradicional. Mais tarde Roma pretendeu realizar a integração jurídica dos povos conquistados, mas um plebeu romano seria ainda superior a qualquer individuo dos povos conquistados. Isso durou certo tempo até que o Imperador Caracala concedeu a naturalização a todos os povos do império e essa foi àabertura para o começo do fim.


3 ESTADO MEDIEVAL
A Idade Média teve início na Europa com as invasões dos Bárbaros, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Ela caracterizou-se pela queda desse Império. A população se retirou das cidades e o povo migrou para o campo sob a proteção de um grande latifundiário. O sistema feudal, que era uma forma de organização econômica, social e políticacom base na terra, então estabeleceu-se. O feudalismo era praticamente um pedaço de terra, que era cedido pelo senhor para o uso dos seus servos, que em troca desse bem concedido, trabalhavam para o seu senhor produzindo alimentos para a sua subsistência.
Também, era presente relações de suserania e vassalagem entre os nobres, onde um deles concedia porções de terra ao outro, que recebia terraspara aumentar suas propriedades passavam a realizar tarefas de fidelidade. Como proteção em guerras, que era o mais comum.
O cristianismo nesse período, passou a exercer grande influência, contudo a Igreja Católica aumentou significativamente seu poder e capacidade de influência sobre a população. E sua soberania começou a interferir nas Artes, na Arquitetura, na Política, na Cultura, naFilosofia, nas guerras, e claro, em todas as questões religiosas.
Um acontecimento importante dessa época foi a realização das Cruzadas. No século XI, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém, logo o papa Urbano II convocou a Primeira Cruzada, em 1.096, cujo objetivo era de expulsar os infiéis árabes da Terra Santa. Essas desavenças entre católicos versus muçulmanos, duraram cerca dedois séculos, deixando muitos mortos e um grande estrago.
Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. Historiadores dividem a Idade Média em três períodos: Alta Idade Média, Idade Média Clássica e Baixa Idade Média. Essa divisão ocorre porque é possível notar variações na estrutura geral dentro do próprio período Medieval. Então, a Alta Idade Média...
tracking img