Estado patrimonialista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado Patrimonialista se constituiu de forma centralizada, era governado pela aristocracia e para a aristocracia, se caracterizava por não haver limites entre o público e o privado, desta forma oEstado se configurava como propriedade de seu governante. Sem burocracia pública e um quadro administrativo instituído em sua forma legal, o governante assumia caráter patriarcal, atribuindo funçõespúblicas a quem lhe interessava.
Com o avanço do capitalismo , o Estado Patrimonialista, o "adota", com uma realidade pautada no desenvolvimento econômico sob comando político, ignorando sua facemodernizadora.
Assim com uma política voltada para a economia, busca-se o desenvolvimento e a especialização daqueles que ocupam cargos públicos, ou seja, surge uma preocupação com o funcionamentoestatal, e o estamento antes aristocrático se burocratiza.
Como escreveu Raymundo Faoro no livro Os Donos do Poder, no capitulo XV intitulado A Viagem redonda: do Patrimonialismo ao estamento, " opatrimonialismo se amolda às transições, às mudanças, (...)concentrando no corpo estatal os mecanismos de intermediação, com suas manipulações financeiras, monopolistas, de concessão pública de atividade,(...)numa gama que vai da gestão direta à regulamentação material da economia."
No Brasil o Estado Patrimonialista foi implantado pelo Estado Colonial Português. Projetado para ser entendido como naturalé sustentado pelo tradicionalismo, resistindo assim a todas as transformações.
Essas relações patrimonialistas se estenderam por longos anos, passando por diversos modelos políticos, estandopresente inclusive na implantação da República. Este manifestava-se através do coronelismo, em que os coronéis (ricos proprietários de terra) exerciam forte controle e dominação sobre os trabalhadores pobrese analfabetas que viviam em suas terras.
A relação coronéis e Estado era caracterizada pela concessão de regalias por parte do Estado aos coronéis e estes em troca manipulavam a população mais...
tracking img