Estado novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O Estado Novo o que trouxe de novo? Maria Helena Capelato, O Brasil Republicano, O tempo do nacional-estatismo, do inicio da década de 30 ao apogeu do Estado Novo, vol. 2.

A introdução do texto traz a luz a origem e implementação da política de massas no lugar do sistema liberal e que se intensificou pelos impactos da Primeira Guerra e da Revolução Russa. O Estado Novo éestabelecido através destas políticas e tem sua origem no Brasil na Revolução de 1930 levando Getulio Vargas ao poder. “Esse tipo de política, voltada para as classes populares, desenvolveu-se no período entre guerras a partir das críticas do sistema liberal, considerado incapaz de solucionar problemas sociais.” (pp. 109).
Os anos seguintes a guerra, tanto na Europa quanto em outras partes do mundo seestabeleceram as crise do liberalismo, uma crise de consciência generalizada de acordo com alguns autores e o que se viu foi o sistema ameaçado pela política de massas que substituiu o sistema liberal em diversas nações européia, e que no Brasil, através das inspirações no fascismo italiano e nazismo alemão, é denominado de Estado Novo iniciado na década de 1930 levando Getúlio Vargas ao poder. Esteadotou, de acordo com as características do país, um controle social advindo de um estado forte e comandado por um líder carismático, conduzindo as massas em ordem. “Apesar de apresentar características próprias, o Estado Novo brasileiro teve inegável inspiração européia. Um traço comum foi a crítica a liberal democracia e a proposta de organização de um Estado forte e autoritário, encarregado degerar mudanças consideradas necessárias para promover o progresso dentro da ordem.” (pp. 109)
A soma de diversos fatores como: os índices da Revolução Russa; a questão social; os questionamentos a incapacidade das instituições liberais em vencer o ‘atraso’; impor a ordem e os baixos rendimentos da economia brasileira devido a quebra da bolsa de Nova York em 1929 impulsiona a vitória, em 1930, porparte dos revolucionários que se fortalecem através do autoritarismo e que se consolida no golpe de 10 de novembro de 1937, sob a liderança de Getulio Vargas com apoio do Exército e forças antidemocráticas. “Constituídos a partir de um golpe de Estado, sem qualquer participação popular, os representantes do poder buscaram legitimação e apoio de setores mais amplos da sociedade através dapropaganda, veiculada pelos meios de comunicação, voltada para sociedade, em geral, e para as classes populares, em particular.” (pp. 110)
Para os historiadores o Estado Novo é visto sobre olhares antagônicos, pois a cada pesquisa novas questões são levantadas, alguns viam o período governado por Vargas com aspectos mais positivos do que negativos devido as conquistas sociais e materiais e outros apontam anegatividade pelo caráter autoritário da construção e consolidação do regime. “... o Estado Novo definiu-se pelo autoritarismo graças ao intenso controle político, social e cultural e pelo cerceamento das liberdades em muitos planos; houve repressão e violência expressa nos atos de tortura.” (pp. 113)
Com a Revolução de trinta, diversas teorias de como se retiraria o Brasil do caos político eeconômico, principalmente no que tange o liberalismo e o Estado interventor forte (anti-liberalismo) foram discutidas. “No plano político, os conflitos foram violentos em torno da questão da centralização política versus autonomia dos estados.” (pp.114) Antecedendo ao golpe de 1937 houve tensões para todo lado, direita conta esquerda e até entre esta havia divergências, entre anarquistas,socialistas e comunistas tendo como presidente constitucional, Getulio Vargas. “até o golpe de 1937 havia efervescência de idéias que se expressavam num cenário de manifestações públicas de cunho político e social.” (pp. 115)
Muitos acontecimentos antecederam ao golpe, principalmente as divergências política e econômica quanto a condução do país, porém lideranças independente da posição lutaram juntas...
tracking img