Estado-novo e política educacional

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
Almerindo Janela Afonso faz uma análise integrada da política educacional sob a ótica determinante da política pública, sendo esta comandada pelo Estado, ainda que resultante de relações complexas econtraditórias com outros segmentos sociais. Embora os indicadores mostrem uma relativa diminuição da autonomia do poder público no contexto do processo de globalização e modelo capitalista, oEstado continua sendo referência no desenvolvimento de estratégias que permitam o desenvolvimento social, econômico e intelectual dos cidadãos.
A detenção do poder nas mãos do Estado é histórica, mas vemmudando nas últimas décadas face à modernidade e ao novo conceito dado ao termo na ação que agora, integrada ao Estado, surge como a idéia de uma organização isomórfica e com mesma identidadenacional. Na construção deste Estado-nação, a escola pública foi determinante na socialização das diferentes identidades culturais que estavam fragmentadas e puderam, no âmbito da escola, ser constituídasem torno de um ideal político comum, constituindo-se como nação.
Nesse bojo, ao contribuir para a socialização, o Estado-Nação provoca a uniformidade das variantes culturais através dos processosda globalização e trasnacionalização do capitalismo gerando uma crise à medida que nem todos os Estados conseguiram assumir seus papéis nesse complexo processo de mudança. A escola também tem suaparcela de culpa quando se utiliza de uma política para igualar os indivíduos enquanto sujeitos jurídicos, ocultando desigualdades que se sobrepõem fora da sala de aula.
A violência simbólica é o frutode uma imposição cultural e idêntitária onde a eficácia sócio-político-econômica maquia sua arbitrariedade e violência. Sendo a cidadania uma relação jurídica de posse de determinado grupo político,o acesso ao direito torna-se arbitrário e seletivo porque levar-se-á em conta a estrutura econômica e cultural do grupo aumentando o campo da exclusão social e mesmo os que se sentem incluídos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O estado e as politicas educacionais
  • O papel do Estado nas políticas educacionais
  • O estado e as políticas educacionais
  • Reforma do estado e politicas educacionais
  • estado e politicas educacionais
  • Politicas publicas educacionais no estado do pará
  • O Estado e a Política Educacional Brasileira
  • Relações entre política, estado, políticas públicas e políticas educacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!