estado moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO MODERNO
Uma definição descritiva do que é o estado poderia ser dada assim: o Estado corresponde ao conjunto das instituições especializadas no exercício do poder e da autoridade dentro de uma sociedade.

De cara esta definição nos encaminha para duas perguntas que, de pronto, responderemos de forma sintética.

O que é o poder? É a capacidade de impor ou de fazer valer a sua vontade.Claro que o exercício do poder não se confunde com a violência, embora no caso do Estado a violência seja essencial e aparecerá mesmo que indiretamente. Trataremos disto mais adiante.

O poder é múltiplo, ou seja, existem diferentes tipos de poder. Pense no poder que tem uma namorada sobre seu parceiro, nos recursos que ela lança para fazê-lo mudar de ideia ou no poder que tem um líderespiritual sobre seus seguidores, etc.

O que é a autoridade? Autoridade consiste no poder legítimo e institucionalizado. Legitimo quer dizer aceito, avaliado como justo. Institucionalizado que dizer organizado, que possui uma estrutura, pessoal, etc.

Com estas características podemos perceber que o Estado é uma instituição com uma enorme capacidade de interferir em nossas vidas. O Estado é umamáquina de poder.

A vida de um indivíduo nas sociedades industrializadas e urbanizadas depende grandemente do Estado até para a execução de tarefas as mais banais. Na verdade, até mesmo a nossa existência depende de um certificado do Estado através de um instrumento que nos identifica com um número através do Registro Geral, também conhecido como Carteira de Identidade. Por experiência própria vocêpode imaginar como seria difícil para alguém que se lançasse o desafio de viver em nossa cidade sem jamais usar a Carteira de Identidade ou outros instrumentos do Estado que certificam a nossa existência.

Já temos uma definição descritiva do Estado. Precisamos conhecer suas características essenciais.

A busca destas características nos encaminha para o domínio da História. Isto porque oexercício do poder e da autoridade sempre foram conhecidos da humanidade. Entretanto, quando falamos de Estado, estamos nos referindo a um modo muito particular de promover este exercício do poder e autoridade. Forma esta que nasce na Europa, no período que corresponde à crise do sistema feudal, quando se caracteriza o período moderno da história.

Por conta desta particularidade o Estado é chamado deEstado Moderno.


Crise do sistema feudal e Estado Moderno.

O sistema feudal era fundado numa economia agrária. A tecnologia era relativamente simples com escassa capacidade de processar os insumos produtivos e gerar e acumular riqueza. A economia feudal estava organizadas em unidades territoriais denominadas feudos que assumiam dimensões econômicas, militares e políticas.

Aestratificação social do mundo feudal apresentava na base uma maioria formadas de camponeses, fixados nos feudos e mergulhados na pobreza. Havia ainda uma importante camada, muito diversa internamente, formada pela burocracia da igreja católica – o clero. E finalmente, a camada de grandes proprietários de terra, os senhores feudais, que em grande medida formavam uma grande classe de nobres que se organizavampoliticamente através de um sistema complexo e frágil de alianças políticas.

Estas classes sociais estavam ligadas através do princípio de reciprocidade que tinha contornos político, culturais, econômicos, etc. Quer dizer que pessoas se encaixavam neste mundo através de relações de dependência e submissão. Uma delas era particularmente especial. Trata-se dos arranjos políticos entre senhoresfeudais. Estes arranjos se davam através de obrigações recíprocas de modo que o senhor feudal mais forte garantia proteção ao mais fraco, e em troca recebia pagamentos de tributos, fidelidade e lealdade em ocasião de conflito contra um terceiro senhor feudal. Nesta relação o senhor mais forte era chamado de ssusserano, o mais fraco de vassalo. Este tipo de aliança se apoiava na relação de forças...
tracking img