Estado moderno e escravismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
esO Estado Moderno
Enviado por: 
Lorena Lopes Freire Mendes | 6 comentários
Arquivado no curso de Direito na UNIMONTES

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA1AcAC/estado-moderno





O ESTADO MODERNO

Conceito
Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigidapor um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Entre as características do Estado Moderno estão:
* Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade;
* Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII;
A ascensão do "Estado moderno", como um poder público queconstituem a suprema autoridade política dentro de umterritório definido dentro da Europa Ocidental, está associado a gradual desenvolvimento institucional que começa no final doséculo XV, culminando com a ascensão do absolutismo e do capitalismo.
O Estado moderno, na concepção gramsciana, não poderia constituir-se, somente, como instrumento de coerção a serviço da classe dominante, pois para podermanter-se, a força deve revestir-se de consenso, isto é, combinar coerção e hegemonia.
“O Estado moderno se constitui de um conjunto de instituições públicas que envolvem múltiplas relações com o complexo social num território delimitado” (O’Donnell,1986).
Formação dos Estados nacionais
O Estado Absolutista foi o resultado da ação dos nobres para proteger seus privilégios feudais. Facções denobres rivais se enfrentavam para decidir o nome do rei. Senhores feudais se rebelaram contra o Estado pois viam seus privilégios serem carregados sem nenhuma moeda de troca. Os principais Estados a se unificarem foram Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Veja a seguir a trajetória de cada um deles.
No século oito Portugal teve seu território invadido pelos mouros ( árabes mulçumanos),somente o norte da península permaneceu cristão. Depois de muitas guerras os árabes foram expulsos. Em 1139, Portugal se tornou um país independente com reis da dinastia Borgonha. A luta para reconquistar terras levou a criação de um exército nacional, favorecendo a centralização do poder. Mas Portugal também encarava problemas internos, estourou uma guerra entre nobres que desejavam que Portugal seunisse com a Espanha e os nobres que exigiam autonomia do reino. E em 1385 os nobres que defendiam a independência de Portugal ganharam, fato conhecido como Avis.
Durante séculos os espanhóis disputaram com os mouros os territórios ibéricos. Foi a chamada guerra de Reconquista com características de cruzada, tinha como objetivo fazer triunfar o cristianismo e conquistar terras para a nobreza. Comas várias batalhas os reinos espanhóis formaram blocos cada vez mais consistentes, até que o reino de Castela se uniu com Aragão em 1469, formando um bloco com características f, possibilitando a formação de um Estado forte, em 1492 com a retomada de Granada os árabes foram totalmente expulsos.
A monarquia francesa vinha se fortalecendo desde o século treze com os reis da dinastia dos Capetos.Entre 1337 e 1453, estourou a guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra. Os conflitos ocorreram no território francês, que naquela época passava por vários problemas sociais como a peste negra e as revoltas camponesas ( jacqueries). O rei estava muito preocupado em recuperar as Terras tomadas pela Inglaterra, e por causa dessas guerras cobrou impostos de toda nação e ampliou o poder central, aFrança alcançou seu objetivo e ao final do conflito, o Estado absolutista já estava parcialmente montado, embora precisasse de algum tempo para consolidação.
Na Guerra dos Cem Anos os reis e comerciantes ingleses cobiçavam a região de Flandres atualmente corresponde a um pedaço da Bélgica e Holanda- rica pela manufatura de tecidos e pelo comércio. Mas a guerra só beneficiou quem conseguiu roubar os...
tracking img