Estado intervencionalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESTADO INTERVENCIONISTA NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE MARANGUAPE
Universidade Federal do Ceará – UFC Virtual
Administração em Gestão Pública – Seminário Temático III

1) Resumo
O objetivo desteartigo é avaliar a ação intervencionista do Estado em relação a gestão pública municipal, analisando uma série de mudanças que ocorreram na esfera capitalista e seus impactos sobre os modelos degestão dos municípios.
2) Introdução
Nos anos 80, a crise no mundo capitalista tem forte impacto sobre o Estado brasileiro, gerando uma série de transformações em todas as esferas desde a municipal afederal.
O grande destaque neste cenário de crise passa a ser os próprios municípios que diante das dificuldades passam a assumir novos e importantes papéis em direção ao desenvolvimento e crescimentoeconômico.
Surgem novas experiências na gestão pública municipal de caráter econômico e social, com resultados positivos e descoberta de novos caminhos à maior independência da intervenção do Estadocentral.


3) Revisão de Literatura
A crise do Estado desenvolvimentista associada a aprovação da Constituição de 1988 faz com que "importantes tarefas, antes assumidas pelo poder central,tivessem que ser incorporadas ao âmbito governamental sub-nacional" (Abrucio & Couto, 1996:40). Estas tarefas acabam configurando um novo "tipo de política de cunho redistributivo e/ou anticíclico paragarantir, minimamente, a renda e o emprego dos habitantes destas regiões" (Abrucio & Couto, 1996:41).
Os autores abordam sobre a trasferencia dos deveres e das responsabilidades que eram da Uniãoe agora estão a cargo dos municíos "têm assumido o papel de welfare" e também que "os municípios, portanto, precisam redesenhar sua atividade estatal" (Abrucio & Couto, 1996:41). Desta forma,fica clara a necessidade de inovações na gestão pública municipal assim como a, cada vez mais, decadente intervenção do estado central nesta gestão.

4) Metodologia
A execução da pesquisa está...
tracking img