Estado, governo e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sendo assim, leiam o artigo De volta ao Alemão, escrito por Zuenir Ventura, e escrevam a sua opinião sobre os comentários do jornalista e escritor acerca dos momentos da política pública de segurançanos eventos no Complexo do Alemão, município do Rio de Janeiro, considerando:
1.Como você percebe a atuação do Estado e do governo sobre a violência das grandes cidades brasileiras e suas regiõesmetropolitanas? Utilize como referência, os conceitos e conteúdos estudados até o momento.
2.Na sua opinião há alguma relação entre segurança pública e política pública de saúde? Se há, qual (is)?
1)Em face da onda de violência que transformou a vida cotidiana numa verdadeira guerra civil, a sociedade pede soluções, mas para isso precisamos de uma política verdadeiramente comprometida com osocial. Não basta política de repressão. É preciso fortalecer o sistema de inteligência para identificar o tipo de atuação dos grupos e traçar metas. É preciso uma política nacional de segurança queprivilegie troca de informações entre as polícias.
Um Estado soberano é sintetizado pela máxima “ Um governo, um povo, um território”. O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, poisdetém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima ( coerção, especialmente a legal). O Estado pode também ser definido em termos de condições internas, especificamente ( conforme descreveuMax Weber, entre outros) no que diz respeito à instituição do monopólio do uso da violência.
A maior parte da população brasileira vive numa condição miserável, oriunda da omissão do Poder Público.Esta pode ser considerada a primeira grande razão da explosão da violência. É culpa do modelo de sociedade imposto pela globalização, baseado numa lógica dos mercados, que não valoriza o ser humano eestimula a competitividade e o individualismo, um modelo formado em castas, que gera a concentração de renda e produz as desigualdades sociais. O tráfico de drogas também é responsável pelo número...
tracking img