Estado, governo e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UAB/UNB
PÓS-GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE

Matéria: ESTADO, GOVERNO E MERCADO
Grupo: "D"
Componentes: ELIANE AMANCIO RAIMUNDO, KARLA CASTRO MELO, KELLEN RODRIGUES DE AMARAL E LAYREANE SILVANO DOS SANTOS

BRASÍLIA, 03 DE ABRIL DE 2011.

1.Traçar um retrato dos pensadores, identificando suas principais obras.

John Locke

John Locke foi um importante filósofo inglês. Éconsiderado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo.  Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. A busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo.Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar a lei natural e civil.
Deacordo com Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.
Principais obras de John Locke: Cartas sobre a tolerância (1689); Dois Tratados sobre o governo (1689); Ensaio acerca do entendimento humano (1690); Pensamentos sobre a educação (1693).

Karl Marx

Idealizador deuma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Segundo Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classetrabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificada pelas grandes diferenças sociais. 
Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias dopensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
Principais obras: Manuscritos econômicos-filosóficos (Ökonomisch-philosophische Manuskripte), 1844 (publicados apenas em 1930); A Guerra Civil na França; Crítica da Filosofia do Direito de Hegel; A Sagrada Família (Die heilige Familie), 1845; A Ideologia Alemã(Die deustshe Ideologie), 1846; Miséria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847; Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848; Trabalho assalariado e Capital, 1849; O 18 Brumário de Luís Bonaparte (Der 18 Brumaire dês Louis Bonaparte); Contribuição à Critica da Economia Política, 1859; O Capital (Das Kapital) – Livro I, publicado em 1867; Livros II e III,publicados postumamente por Engels; Crítica ao Programa de Gotha; Formações Econômicas pré-capitalistas (Grundrisse).

2.Identificar a maior contribuição dos pensadores para sua própria matriz (notem que as respostas podem variar. O importante é o grupo justificar e argumentar por que ele acha a contribuição escolhida sendo a mais importante do pensador).

John Locke

John Locke serviu comoreferência para a fundação do pensamento liberal. Assim sendo a maior contribuição deste pensador foram as definições dos direitos de liberdade e propriedade. Estes direitos propiciaram o alicerce do pensamento liberal dada importância com que contestou o autoritarismo, o poder divino.
Locke atribuiu ao indivíduo à origem do direito natural que serviu de base do direito civil e estabeleceu que todos...
tracking img