Estadado para Bourdieu

1966 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
YACHAN PINSAG

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ESTADO PARA PIERRE BOURDIEU

CURITIBA
2014
A construção do conceito de Estado para Pierre Bourdieu

No campo das Relações internacionais o Estado é um ator proeminente no âmbito internacional e, na busca pela soberania e independência, o desejo pelo poder tende a permear as ações dos Estados no cenário internacional. Neste papel descrevo as ideias de Pierre Bourdieu para construir o conceito de Estado.
Iniciamos definindo o âmbito internacional como o lugar onde as relações concretas e abstratas ocorrem. Estas relações ocorrem somente entre seus agentes, e os efeitos destas relações são o que, de fato, pode-se observar no campo. Os agentes são todos aqueles que influenciam ou podem influenciar no campo pela interação, através da criação de práticas, rotinas, instituições ou significados para atribuir ao campo. Desta forma, são alguns dos agentes das relações internacionais as Organizações Internacionais (OI’s), Organizações não Governamentais (ONG’s), indivíduos, empresas (inter/multi/transnacionais), interpretações dos teóricos, os Estados. Sendo os Estados e as OI’s agentes do campo, o que se pode observar é o resultado das relações entre eles.
Bourdieu tem uma perspectiva construtivista para observar o cenário internacional (abstrato ou concreto), a eliminando a possibilidade de se estabelecer uma teoria que seja o paradigma deste campo, porque seguindo este viés, a percepção da realidade é construída ao todo o momento. Impossível de ter uma única teoria para as relações internacionais, mas é notável a presença de algumas mais aceitas que outras pela comunidade cientifica. Sobre o campo em que as teorias coexistem, é possível identificar um habitus, que representa as regras e os costumes da comunidade cientifica e a divisão do trabalho dos agentes. Bourdieu esclarece isso em “A distinção". Diz que “a divisão em classes operada pela

Relacionados