Estacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO











Estudo e simulação de um estacionamento inteligente
(Título Provisório)





por





ALESSANDRO DANIEL DA ROSA FAZENDA
adrfazenda@gmail.com






1 Anteprojeto de Trabalho de Conclusão






Paulo Roberto Ferreira Junior






NovoHamburgo, março de 2006
Sumário





Dados de Identificação 3
Resumo 4
Motivação 5
Objetivos 7
Metodologia 8
Cronograma 9
Bibliografia 10





















Dados de identificação






1 Área de Estudo: Inteligência artificial



2 Título provisório do trabalho: Estudo e simulação de um estacionamento inteligente




2Orientador(a): Paulo Roberto Ferreira Junior



3 Identificação do aluno:



1 Nome: Alessandro Daniel da Rosa Fazenda


Telefones:
Celular: 51 8116-0602
Residencial: 51 3582-2616
Comercial: 51 3594-2007

E-mail: adrfazenda@gmail.com


Resumo





Este trabalho tem o objetivo de estudar e simular um estacionamento inteligente através de umsistema multi-agentes. A simulação tem por objetivo avaliar a melhor forma de organização de um estacionamento de automóveis, comparando um estacionamento organizado com um sem organização.


A simulação se dará utilizando o ambiente de simulação multi-agentes SeSAm (Shell for simulated agent systems). Dentro deste ambiente, o estacionamento será estruturado em um modelo que seja flexível,para que diversas topologias de estacionamentos sejam avaliadas. A estruturação destes modelos será através de grafos, onde serão marcadas as posições das vagas existentes, os percursos possíveis dentro do estacionamento e os pontos de interesse dos condutores dos veículos. A avaliação do melhor caminho a ser percorrido será calculada com o algoritmo de Dijkstra ou outro que se mostrar melhor.Diante do apresentado, este projeto se propõe ao estudo e simulação de um estacionamento inteligente. Este estacionamento inteligente tem, em seu escopo, a recomendação da melhor vaga disponível - através da análise dos possíveis pontos de interesse do condutor - e o melhor trajeto a ser percorrido dentro do estacionamento. Após isto, serão simulados os tempos de deslocamento do veiculo até avaga e o tempo de deslocamento do condutor até o seu ponto de interesse. Para efeitos de comparação, serão simulados também um estacionamento onde haverá ruído na ocupação das vagas, e um estacionamento sem qualquer tipo de orientação para estacionar.


Sendo assim, este trabalho tem por objetivo o estudo e simulação para comparação dos diversos cenários que podem surgir em umestacionamento para automóveis. A análise servirá para avaliação do melhor método a ser empregado na organização de um estacionamento.






Motivação





Ambientes de simulação multi-agentes tem sido amplamente utilizados para análises com os mais variados propósitos, como simulação da propagação de chamas em uma floresta, comportamento social de um bando de primatas em caça e a vida emcomunidade das abelhas. Este projeto será simulado utilizando o software SeSAm (Shell for simulated agent systems), que possui recursos de simulação que permitem a criação de agentes que possuem comportamento próprio através da criação de regras que atuam sobre o agente (KLÜGL 2006). As regras serão utilizadas para programar nos agentes o seu padrão de comportamento. Um trabalho semelhante a este foidesenvolvido pela Ilse Feijó Louzada em sua monografia (LOUZADA 2004).


A simulação multi-agente é uma alternativa para um ambiente dinâmico como um estacionamento. Cada condutor, com o seu automóvel, pode ser representado por um agente, que irá agir de forma autônoma e independente dos outros “agentes-condutores”. O melhor caminho será calculado usando algoritmos de cálculo de custo do...
tracking img