Estacas mega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recife
2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Departamento Acadêmico de Infraestrutura e Construção Civil
Tecnologia da Construção

Estacas Mega

Alunos:Curso: Edificações 1º Período
Turno: Manhã
Sumário

Introdução 04
Conceito 05
Aplicação 06
Limitações 06
Execução 07
Conclusão 08
Anexos 09
Bibliografia 10

Introdução

Asestacas são elementos alongados, cilíndricos ou prismáticos que se cravam com um equipamento, chamado bate-estaca ou se confeccionam no solo de modo a transmitir às cargas da edificação a camadasprofundas do terreno. Com certa frequência, um novo tipo de estaca é introduzido no mercado e a técnica de execução de estacas está em permanente evolução. Existe hoje uma variedade muito grande de estacaspara fundações, como por exemplo: as estacas mega.

Conceito
É constituída de elementos justapostos (de concreto armado, protendido ou de aço) ligados uns aos outros por emenda especial e cravadossucessivamente por meio de macacos hidráulicos. Estes buscarão reação ou sobre a estrutura existente ou não estrutura que esteja sendo construída ou em cargueiras especialmente construídas para tanto(cravação e estática). A carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta) e/ou superfície lateral (resistência de atrito). As fundações profundas estão assentadas a umaprofundidade maior que duas vezes a sua menor dimensão em planta.

Estacas:
A cravação das estacas com martelo automático é mais eficiente do que a cravação manual, pois a força aplicada é constante,permitindo avaliar as características do solo através de monitoramento eletrônico.

Estacas Mega Metálica:
A estaca mega tubular metálica é, na realidade, uma "super estaca". A alta tecnologia no tipode material e execução permite uma profunda melhoria no aproveitamento da teoria de mecânica dos solos e de fundações. Esta estaca utiliza tubos abertos, que penetram o solo e atingem profundidades...
tracking img