Estaca franki

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Definir critérios e procedimentos executivos necessários à implantação de estacas tipo Franki para servirem de fundações profundas para os pilares A,B, C.

INTRODUÇÃO

O processo executivo da estaca tipo Franki tradicional consiste em cravar no terreno um tubo com a ponta fechada por uma "bucha" de brita e areia, socada com energia por um pilão de queda livre, que arrasta o tubopor atrito, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque.
DIMENSIONAMENTO
A determinação das seções e as localizações das estacas serão fornecidas pelo calculista das fundações. Seu dimensionamento será de acordo com a NBR – 6118 – “Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado” e NBR – 6122 – Projeto e Execução de Fundações.
PERFURAÇÃO
Primeiramente, será feita a locação,sobre o terreno, dos pontos de perfuração das estacas. Através de gabarito de madeira serão marcados os eixos das estacas. Nos cruzamentos destes eixos estarão os pontos de locação.
Em terreno duro, a cravação do tubo se fará mediante a percussão de um martelo ou pilão sobre um tampão de concreto mole lançado em seu interior.
Uma vez posicionado o tubo, será lançada uma porção de concretosimples em seu interior e feita à compressão do material com golpes do martelo. Com a compressão do concreto contra as paredes do tubo e contra o solo na parede inferior, o tubo iniciará sua penetração, juntamente com o concreto socado.
Será lançada, então, outra porção de concreto, e novamente acionado o martelo ou pilão.
O processo se repetirá enquanto o terreno não oferecer resistência eprosseguirá até que ele não permita mais a cravação do tubo com o concreto.
Em presença do lençol freático, onde a água poderá causar a deterioração do tampão de concreto, será utilizada uma ponta de concreto endurecido, que o martelo ou pilão golpeará, com a interposição de peças de madeira entre eles, para amolecer os choques.
O tubo utilizado na execução da estaca poderá ser recuperado ou não.

BASEALARGADA
Ao atingir a profundidade estimada, o tubo é levantado ligeiramente e mantido imóvel pelos cabos dos bate-estacas, expulsando-se a bucha através de golpes de pilão, tomando-se o cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha para garantir a estanqueidade. Nesta fase, introduz-se concreto seco sob golpes de pilão formando no terreno a base alargada. Na execução da base alargada énecessário que os últimos 150 litros de concreto sejam introduzidos com uma energia mínima de 150tf x m para estacas com diâmetro inferior ou igual a 450mm e 500tf x m para estacas com diâmetro superior a 450 mm
ARMADURA
A Armadura é constituída de barras longitudinais e estribo espiral soldado, mesmo que as solicitações a que a estaca venha a ser submetida não indiquem a sua necessidade, usa-seuma armadura mínima de ordem construtiva.
CONCRETAGEM
Uma vez colocada a armadura, concreta-se o fuste da estaca apiloando-se concreto seco em pequenas quantidades ao mesmo tempo em que o tubo é retirado do terreno, mantendo-se uma altura de concreto dentro do tubo, suficiente para impedir a entrada de água e do solo.
TUBO COM PONTA ABERTA
Em situações especiais pode-se cravar numa primeiraetapa o tubo com a ponta aberta (tubo cravado com tração dos cabos do bate-estacas) e o solo no interior do tubo é retirado com auxílio de uma piteira.
BLOCO DE COROAMENTO
Antes da execução dos blocos de coroamento, deverá ser procedido o preparo das cabeças das estacas, consistindo da limpeza de sua ferragem de topo e da limpeza da área de projeção do bloco, seguidos, pela ordem: do lançamentodo concreto magro, da colocação da forma, da colocação da armadura e do lançamento do concreto estrutural do bloco propriamente dito.
As estacas que se apresentarem com excesso de concreto em relação à cota de arrastamento, serão desbastadas com pequena inclinação em relação a horizontal usando-se ponteiro. É indispensável que o desbastamento do excesso de concreto seja levado até atingir o...
tracking img