Estabelecimento de custos hoteleiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE HOTELEIRA EM UMA VISÃO DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS

1. INTRODUÇÃO
Na atualidade, um sistema de informação é tudo na administração de uma empresa. A empresa que não possui um sistema simples que for, adaptado as suas necessidades, que não controle pelo menos suas contas a pagar e receber não pode ser considerada uma organização.
Os gestores necessitam obter informações, sejamelas de suas contas vencíveis no dia, até de um controle com um sistema de custos conhecendo o que realmente se passa na sua empresa.
Mas para uma implantação com sucesso, são necessários um planejamento e estudo do que será útil e que tipos de relatórios serão emitidos para uma tomada de decisões, pois um sistema deve atender as necessidades de informação, planejamento e controle. Esse estudo éde essencial importância para se delimitar os sistemas que são: o de apoio à decisão, necessário as decisões de gerenciamento; o de gestão empresarial, responsável pela consolidação das informações; e o de informação contábil, destinado ao setor contábil e financeiro.
Em um hotel, um sistema é uma ferramenta indispensável. Até tempos atrás cada setor da empresa trabalhava com seu sistema,desunidos, precisando ao final do mês ou do exercício os relatórios serem impressos, lançados em outro sistema para se chegar a um resultado que era repassado ao gestor para a tomada de decisões. Esse processo tende a ter um fim com uma integração dos sistemas de informação. Praticamente, uma compra seja ela de alimentos ou bebidas efetuada pelo hotel, que lança esta nota de entrada em seu sistema decompras, que automaticamente é repassada ao sistema de contabilidade e ao sistema no setor de contas a pagar. O processo é o mesmo no sistema de recebimento, quando o hóspede vai pagar sua conta na tesouraria, e esta é repassada diretamente pelo seu sistema para a contabilidade.
Essa integração tem um custo elevado, pois não é somente a compra junto a uma empresa de software específico, mas todoum processo de planejamento, incluindo adaptação às necessidades da empresa até o treinamento dos funcionários que toma um grande tempo de trabalho esforçado por parte do fornecedor além de paciência com o aprendizado dos colaboradores. Mas este custo será recuperado com a diminuição da mão de obra utilizada para executar as tarefas junto ao sistema e a agilidade em que essas tarefas serãoexecutadas.
Outro problema são as falhas que ocorrem no início do funcionamento do sistema, que são normais, sendo corrigidas com o uso. Por isso é importante um gerenciamento eficaz.
Um sistema integrado influi também no organograma de uma empresa, pois como a informação flui com mais agilidade e atualidade, podem-se enxugar algumas hierarquias que existiam antes da integração do sistema,melhorando a estrutura de poder. O termo enxugar não necessariamente se refere à redução de colaboradores, mas de um reescalonamento que fará com que o sistema flua com uma maior harmonia. E quando se implanta um sistema deste porte, deve ser controlado o acesso dos colaboradores somente à parte do sistema que compete a sua função, para um controle e organização do mesmo, sendo necessário um levantamentopara se saber os poderes que cada colaborador terá em relação à organização.

2. O SISTEMA HOTELEIRO
O erro mais freqüente na gestão empresarial (a hotelaria não faz, infelizmente, exceção), consiste em considerar a contabilidade como um fim em si mesma, em vez de constituir, além de inevitável exigência legal, imprescindível fonte de informações, do maior interesse para a gestão consciente ecriteriosa dos empreendimentos.
Ao planificar e organizar a sua contabilidade, o hoteleiro deverá ter em consideração qual a informação que deseja obter, visando, ao mesmo tempo, a forma mais prática de alcançar aquele objetivo.
A contabilidade hoteleira deverá, logicamente, dedicar especial atenção as operações próprias de um hotel, tais como o aluguer de quartos, venda de refeições e...
tracking img