Estabeleça os principais pontos teórico-metodológicos de aproximaçãoentre os textos dos historiadores keith jenkins e durval muniz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
ALUNO: Wellington silva dorst
DISCIPLINA: Estudos da História
PROFESSORA: Eliza
CURSO: História     TURMA:2011.2     TURNO: Noite
 
AVALIAÇÃO DA I UNIDADE:
 
QUESTÃO ÚNICA A SER RESPONDIDA NO MINIMO DE DUAS LAUDAS (UTILIZAR CITAÇÃO DOS TEXTOS).
 
 
- ESTABELEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOSDE APROXIMAÇÃOENTRE OS TEXTOS DOS HISTORIADORES KEITH JENKINS E DURVAL MUNIZ, CONSIDERANDO:
. LUGAR DA NARRATIVA HISTÓRICA;
. FUNÇÃO DO HISTORIADOR;
. A PRATICA HISTORIOGRAFICA;
. DEFINIÇÃO DOSABER HISTÓRICO;
 

Durval Muniz em seu texto História: a arte de inventar o passado; irá defender a ideia de que a função do historiador vai mudar com o tempo, assim como a história mais nunca opassado e que somos herdeiros de nosso próprio tempo – “O homem pensante é o único responsável por seu pensamento”.
O autor defende a ideia de fragmentação e ainda afirma que na sociedadepós-moderna, nada é evidente. Ainda afirma que algo poderá ter muitos significados, o que é algo pra mim, pode não ser pra você.
Nunca vamos conhecer o passado como ele realmente foi mais sim umavisão do determinado autor que escreveu. Ainda afirma que “o ser humano só pode conhecer aquilo que fez, (...) e o que o faz, é o que chamamos de conhecimento real” (p.60) e o que poderíamos chamar dehistoricidade.
Keith Jenkins em seu texto A história repensada, o autor no inicio, aponta diferença entre passado e história, onde ele diz que passado é tudo aquilo que já aconteceu até opresente, e história é tudo que já foi escrito ou registrado sobre o passado. E que a preocupação com o tempo é dever do historiador. “A história constitui um dentre uma série de discursos, a respeito domundo” (p.23).
A história é a produção de um saber através de narrativas, discursos. A criação da narrativa tem diferença do que se foi vivido. Nunca se muda o vivido mais sim a narrativa....
tracking img