Est gios Supervisionados Em Nutri o Cl nica I

1498 palavras 6 páginas
Estágios Supervisionados Em Nutrição Clínica I
INTRODUÇÃO
1. Nos últimos anos, e especialmente no fim do primeiro milênio, a ocorrência da obesidade foi se avolumando, tendo sido constatado que o seu desenvolvimento está muito influenciado por condições do inicio da vida, e não como se acreditava, até há pouco tempo, apenas a partir da vida adulta em países altamente industrializados. O meio intra-uterino no período de gestação desempenha papel muito importante no crescimento e desenvolvimento da criança, assim, a má nutrição na primeira fase da gravidez, apresenta correlações com a obesidade posterior; uma criança exposta à hiperglicemia no útero materno tem grande risco de apresentar intolerância à insulina e obesidade infantil. Outros aspectos de grande importância e que, certamente, deve estar implicado no processo de risco de obesidade é que o mau hábito alimentar das pessoas, a vida agitada dificultando o tempo de preparo de alimentos, optando por alimentos pré-preparados, lanches rápidos, salgados, industrializados dentre outros, o fracionamento de refeições, etc., ou seja, vários fatores podem acarretar a obesidade.
CONCEITO
1. A obesidade poderia ser definida como uma síndrome multifatorial que consiste em alterações fisiológicas (de funcionamento), bioquímicas (da composição), metabólicas (modificações químicas que ocorrem nos seres vivos), anatômicas (estrutura corporal, aparência), além de alterações psicológicas e sociais, sendo caracterizada pelo aumento de adiposidade, ou seja, o acúmulo de gordura no tecido subcutâneo e de peso corporal. (ANGELIS, Rebeca C. de. Riscos e Prevenção da Obesidade: Fundamentos Fisiológicos e Nutricionais para Tratamento. São Paulo: Editora Atheneu, 2006.).
2. A obesidade é caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal com potencial prejuízo à saúde, decorrente de vários fatores sejam esses genéticos ou ambientais, como padrões dietéticos e de atividade física ou ainda fatores individuais de

Relacionados