Estética e arte na idade média

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estética e Arte na Idade Média

A Idade Média compreende o período entre os séculos V e XV, aproximadamente desde a queda de Roma até o Renascimento. Com a invasão dos povos bárbaros em Roma, aspessoas foram para o campo atrás de segurança próximo aos castelos, com grandes muralhas e segurança para se protegerem dos bárbaros.
Foi nesse período que o Cristianismo difundiu uma nova concepçãode beleza, fundamentado nos princípios da religião, estava na identificação em Deus os conceitos de beleza, bem e verdade. Assim, a beleza como fruto divino dava início ao teocentrismo. A pinturamedieval passa a ser predominantemente bidimensional e os tamanhos das personagens retratadas eram de acordo com sua importância. Diante desse contexto cultural, o que importava era o aspecto simbólico.Os artistas medievais se preocupavam em repassar o conteúdo da mensagem religiosa, ao invés de retratar com precisão. A noção de perspectiva perdeu-se junto com o fim do Império Romano.
Partindodesse princípio, as obras feitas pelo homem são consideradas imitações da realidade criada por Deus, eliminando possibilidade de processo criativo. Desta forma, a arte não era uma forma de modificar arealidade ou propor uma diferente visão da mesma, mas um espelho da natureza refletindo a criação divina.
Nesta época, os homens instruídos estavam quase sempre ligados a Igreja, e viviam em um meioque dava prioridade à fé e tinham mente mais voltada para salvação das almas do que o questionamento do universo físico.
Este período é também caracterizado pela disseminação do conhecimentoanterior, observando-se a apropriação do conhecimento por parte dos teólogos. Santo Agostinho, baseado em Platão, considerava que as ideias eram chamadas de verdades eternas do bem e da beleza advindas doDeus supremo e para São Tomás de Aquino, a partir de Aristóteles, isto era possível através da observação da realidade. Porém ambos consideravam o belo, o bem e o bom como conduta divina, a diferença...
tracking img