Estágio supervisionado em educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO

Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996), o Estágio Supervisionado é de caráter obrigatório e deverá ser oferecido por todo curso de Licenciatura para a formação de professores que venham a atuar na rede de ensino público ou privado.
As atividades realizadas nos futuros campos de atuação profissionalrequerem do graduando o desenvolvimento de competências para “saber observar, descrever, registrar, interpretar, problematizar e consequentemente, propor alternativas de intervenção” (PIMENTA, 2001 apud SANTOS), contribuindo sobremaneira para a construção de saberes em sua área de atuação.
Nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Tecnologia e Ciências- Educação a Distancia (FTC-EAD), a articulaçãoentre teoria e prática ocorre através da realização de diferentes tipos de atividades curriculares onde o discente apropria-se de conhecimentos filosóficos e teóricos. Dentre estas atividades, as denominadas Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, permitem a estes um primeiro contato com a realidade do cotidiano escolar.
O Estágio Supervisionado, de acordo com a concepção deestágio desta Instituição, pretende articular-se com o restante do Curso oportunizando ao futuro educador transpor e integrar as vivências práticas do aprendizado teórico para as vivências no campo de trabalho do professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
É um momento oportuno para que a Instituição de Ensino e a parte concedente reavaliem sua práxis e/ou conteúdos que julgarem dignos demodificações, promovendo um intercâmbio profícuo a trocas de saberes e experiências.
O universo da Educação Infantil é repleto de práticas pedagógicas onde são freqüentes concepções de ensino que visam a formação integral do aluno em seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.
Todavia, no âmbito da formação pessoal e social, as manifestações de sentimentos e emoções das crianças aindasão pouco exploradas em algumas instituições de ensino, onde se enfatiza o desenvolvimento da capacidade intelectual dos educando em detrimento de sua autonomia sócio-afetiva.
O movimento das crianças em sala de aula é muitas vezes interpretado como indisciplina. Esta contenção motora prejudica as formas de comunicação e as trocas sociais, levando o aluno a adotar uma atitude passiva no ambienteescolar.
Estes aspectos têm sido considerados como processos de aprendizagem distantes e que não se articulam ao desenvolvimento cognitivo.
Com base nestas proposições, o presente relatório tem por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado, os desafios e as soluções encontradas, as intervenções pedagógicas, bem como as opções teóricasmetodológicas que o fundamentaram.
Objetiva ainda esclarecer como foi feito o diagnóstico do grupo, e a partir da realidade escolar e sua práxis, como se deu o planejamento.
Esse Estágio Supervisionado de Educação Infantil teve início no dia 24 de março de 2010 e término em 14 de maio de 2010, com carga horária total de 64 horas. Foi realizado na Escola situada Cidade de Salvador, Estado daBahia.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO

2.1 Aspectos físicos

A Escola Municipal existe há mais de quatorze anos e funciona nesta sede desde Novembro de 2008.
É um imóvel alugado pela prefeitura (sua compra está em fase de negociação), composto por uma casa térrea e um pequeno prédio de dois andares.
Na casa encontram-se a diretoria, secretaria, sala dereuniões, um laboratório de informática (pouco utilizado como recurso) e uma cozinha que conta com uma ampla despensa. Possuem uma pequena biblioteca pouco freqüentada e optaram por deixar alguns livros nas salas de aula.
Nos fundos, no andar térreo do prédio, estão dispostas na lateral de um pátio três salas de aula pequenas destinadas à Educação Infantil (Grupos 4 e 5). Há dois sanitários...
tracking img