Estágio ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL


Ana
Mara

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

Goiânia
2010


FACULDADE INTERNACIONAL

Ana
Mara


RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio doEnsino Fundamental no Curso de Pedagogia a distância
Faculdade

Tutor Local: A
Centro Associado: Goiânia

Goiânia
2010SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ...........................................................................4
2- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ....................6
2.1LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA......................................................6
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO............................................6
2.3 NÍVEIS DEATENDIMENTO ......................................................6
3 - CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO..................... 7
4 - DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES
DE ESTÁGIO....................................................................................9
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................16REFERÊNCIAS................................................................................18

1- Introdução

O presente relatório de Estágio do Ensino Fundamental tem como objetivo, a observação participativa em sala de aula, a investigação do histórico da Instituição escolhida, a maneira como o professor conduz a aprendizagem, suas práticas pedagógicas, como se processa a apreensão dos saberes pelos alunos. Tentaainda se inteirar da relação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
Neste Estágio iniciamos os trabalhos, fazendo uma análise reflexiva sobre a oportunidade da própria prática, através da vivencia do processo pedagógico, e a mobilização de competências e habilidades na análise crítica das situações encontradas no cotidiano escolar.Lembramos da importância da observação na Instituição, onde o Estágio é uma oportunidade de conhecermos a realidade escolar, através de uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando a relação teoria versus prática, com a oportunidade de refletir, discutir e pesquisar, firmando uma significativa base conceitual, favorecendo o processo de ensinar e aprender e aprender a ensinar,além das experiências obtidas com a vivência escolar.
Buscamos compreender a metodologia pedagógica, através da organização e dinâmica da prática educativa aplicada no Ensino Fundamental da escola observada, de acordo com os pressupostos teóricos. Analisamos as concepções que permeiam a prática pedagógica, através das ações e do Projeto Político Pedagógico. Estabelecemos paralelos entre osfundamentos teóricos e a realidade do nosso campo de estágio.
Segundo PIMENTA (2004), “aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estar atento às particularidades e às interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade.”.
Foram desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 3ª série do EnsinoFundamental.
Logo, desenvolvemos um relatório com o resultado das pesquisas concluídas como: caracterização da escola, entrevista ao corpo escolar (professor, aluno, pedagogo) e a análise da proposta curricular, observação em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico.
O Estágio teve como objetivo principal a observação e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas...
tracking img