Estágio curricular i - ed. infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planilha de Registro de Atividades do Estágio Curricular I
Nome do aluno: Anelisa Silva

Instituição de ensino: Local do estagio: Clube de Mães Santa Cecília

Município: Viamão Estado: Rio Grande do Sul

Nível/ ano/turma/turno de estagio e faixa etária dos alunos:

Nível Recreação B, turno tarde, crianças de 5 e 6 anosEste documento tem por objetivo descrever a prática docente do Estágio Curricular I no Clube de Mães Santa Cecília.

APORTES TEÓRICOS:

A lei de diretrizes e bases da educação nacional declara a educação infantil como etapa inicial da educação básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico,psicológico, intelectual, completando a ação da família e da sociedade. (BRASIL, 1996).

“Se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (FREIRE, 2000, p. 67).

A criança ao ser inserida na educação básica, traz consigo uma gama de experiências riquíssimas que muitas vezes é aniquilada pela postura autoritária do professor que decide o que deve ou nãofazer parte do conteúdo a ser aprendido pelo aluno. Conforme Freire (1996): “ Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo que a criança chega a ela. E escola decreta que antes dela não há nada.”

A construção da proposta pedagógica na educação infantil deve levar em conta a realidade de sua clientela, levando as crianças a participarem ativamente da construção de seu conhecimento.O professor não deve apenas conhecer a realidade familiar e social de seus alunos, mas deve ser capaz de levar pra dentro da sala de aula situações vivenciadas pelas crianças dentro de sua comunidade, dando significado ao aprendizado dos pequenos. De acordo com SEBASTIANI:

“É preciso que a creche consiga promover entre pais e professores uma integração, umacolaboração mútua que passa pela confiança e pelo conhecimento, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento harmônico da criança.”( 2003, P. 144)

O professor de educação infantil deve estar ciente de sua responsabilidade na formação destes pequenos seres, sendo assim, deve estar em constante reciclagem, refletindo de forma crítica tanto sobre os pressupostos teóricos quanto suas própriaspráticas.

O ambiente em que se oferece esta etapa da educação básica, deverá levar em conta as diferentes pessoas que ali ocuparão os diversos espaços, devendo ser organizado de forma prática e agradável para todos, sejam alunos, professores, funcionários e pais. Neste caso, há a necessidade de uma rotina planejada pensando tanto no bem estar quanto no desenvolvimento cognitivo dosalunos.

A rotina proporciona à criança um sentimento se estabilidade e segurança. Também proporciona maior facilidade na organização espaço-temporal. A rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção, ao contrário, ela pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionando espaço para a construção diária do projeto pedagógico da instituição.

O brincar é uma linguagem natural dacriança e é importante que esteja presente na rotina diária dos alunos da educação infantil. O aluno tem a capacidade de se expressar através de atividades lúdicas – considerando como lúdicas atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.

Para OLIVEIRA(1990) “ as atividades lúdicas é a essência da infância.”

Brincar é um direito garantido pela Declaração Universal dosDireitos da Criança da UNICEF. É através das brincadeiras que a criança se torna ativa, criativa, e lhe dá a oportunidade de se relacionar com os outros. Conforme NICOLAU:

“... através do jogo, a criança é continuamente desenvolvida, pois, a medida em que é desafiada a desenvolver habilidades que envolvam a identificação, a observação, a comparação, a análise, a...
tracking img