Estágio curricular obrigatório - gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 22 (5286 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO6
2.1 ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES EM GESTÃO 8
3 HISTÓRICO DA CRECHE MUNICIPAL ALTO DA GLÓRIA 9
3.1 ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 11
3.2 ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 12
4 CONSIDERAÇÕESFINAIS 15
5 AMOSTRA DE ESTÁGIOS - SEMINÁRIO V 18
REFERÊNCIAS 19

ANEXOS I20


INTRODUÇÃO



“O componente curricular Estágio Supervisionado é um campo de conhecimento e espaço de formação docente que deverá ter como eixo a pesquisa da prática pedagógica, envolvendo a organização e gestão de processos educativos escolares e não escolares [...] estabelecendo estreita ligação entre teoria e prática e entre asáreas do conhecimento, ampliando a compreensão do campo de atuação e intervindo na prática educativa”. (UFAL, 2006, p. 68)


A prática do Estágio Curricular, não somente é o cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), mas possibilitara concretizar e integrar teoria-prática, de grande relevância a formação do profissional, bem comooportunizara atividades de aprendizagem social e cultural adequadas ao exercício de sua profissão.
E mais, oportuniza ao estagiário, o contato direto as situações reais da escola com toda sua complexidade administrativa na prática. Entendendo-se essa prática no âmbito da gestão educacional, proporcionará a formação de pedagogos competentes e responsáveis, ou seja, profissionais capacitadospara gerir processos educativos, cada vez mais voltados para a obtenção de qualidade escolar e interações sociais. Todavia, o mesmo não poderá deixar de ressaltar, através de uma reflexão crítica, sua futura formação como professor-educador, participante e corresponsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania numa consciência crítica, proporcionada por essa experiênciainvestigatória na organização escolar, seja em instituições de educação básica e/ou de outros ambientes educacionais.


“A gestão escolar, constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais dos estabelecimentos deensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento." LUCK (2000).


A Disciplina Gestão Educacional é de primordial relevância para o futuro pedagogo, pois possibilitará sua inserção no ambiente institucional, onde a partir dosconhecimentos adquiridos em Gestão Educacional e, por conseguinte, através das reflexões em curso, dependerá a organização e a forma pelo qual o/a Pedagogo/a vai conduzir-se na trajetória de sua prática no local de estágio.
A maneira pela qual a escola é administra poderá obter êxito em seus objetivos, para que isto aconteça, o exercício da Gestão deverá ser democrático, participativo e...
tracking img