Estágio curricular em educação infantil

Páginas: 17 (4097 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
Orientações iniciais e estudo dos aportes teóricos
Este projeto fundamenta-se em alguns aspectos importantes da educação infantil, onde sua história iniciou por volta de 1767, pelo pastor protestante Jean Frederick Oberlin, na França, ele criou a Escola do Tricô com a ajuda de sua esposa, Madeleine Oberlin, que fazia tricô enquanto as crianças ficavam ao seu redor ouvindo suas histórias eobservando figuras da natureza que ela mostrava para as crianças atendidas a partir dos 2 anos de idade.
Este projeto fundamenta-se em alguns aspectos importantes da educação infantil, onde sua história iniciou por volta de 1767, pelo pastor protestante Jean Frederick Oberlin, na França, ele criou a Escola do Tricô com a ajuda de sua esposa, Madeleine Oberlin, que fazia tricô enquanto as criançasficavam ao seu redor ouvindo suas histórias e observando figuras da natureza que ela mostrava para as crianças atendidas a partir dos 2 anos de idade.
Depois foi criada em 1816 a Escola Infantil, na Escócia por Robert Owen, ele fundou escolas e uma creche para as famílias que trabalhavam em seu moinho. A escola de Owen foi considerada a reforma social mais ampla da época.
Em 1873, foi criado o Jardimde Infância, na Alemanha por Friedrich Froebel, para crianças entre 3 e 6 anos, ele usava os dons naturais das crianças.
No início do século XX foi criada a Escola Maternal por Margaret Macmillan e atendia crianças de 3 e 4 anos com objetivos de desenvolver nelas habilidades de cuidado com o corpo, animais e plantas.
Ainda no início do século XX, foi criada A Casa Dei Bambini, na Itália, porMaria Montessori, como ela era médica, trabalhou com crianças deficientes mentais e desenvolveu um programa educacional para crianças normais, dos bairros pobres de Roma, enfatizando a educação sensorial.
Em 1844, foi criada a 1ª creche, em Paris, com a finalidade de auxiliar as mães trabalhadoras, ensinando hábitos de higiene e combatendo a mortalidade infantil.
Em 1889, foi fundado o Institutode Proteção e Assistência à Infância no Brasil, após a Proclamação da República.
No início do século XX as mães operárias tiveram que contar com a ajuda de mulheres que cuidavam de seus filhos em troca de dinheiro, as chamadas “criadeiras” ou “fazedoras de anjos”.
A década de 1940, sob o governo de Getulio Vargas, houve o reconhecimento de alguns direitos aos trabalhadores, através daConsolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943.
Em 1961 foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 4.024/61) que aponta a criação dos jardins de infância, dando início então, para a educação infantil evoluir.
Em 1990 houve a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em 1996 foi aprovada a nova Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) que declara a educação infantilcomo etapa inicial da educação básica, incluindo crianças pobres que antes eram vinculadas a órgãos de assistência social.
A educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Se por séculos a criança era vista como um ser sem muita importância, hoje ela évalorizada, conferindo a ela um papel de investimento futuro. Sendo assim, a educação infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral onde a parte psicológica, emocional, cognitiva, física, entre outras, devem ser respeitadas.
Na psicologia na década 20 e 30, Vygostsky, defende a idéia de que a criança éintroduzida no mundo da cultura por parceiros mais experientes.
Surgem às pesquisas de Piaget que revolucionaram a visão de como as crianças aprendem, a teoria dos estágios de desenvolvimento.
“A primeira infância vai dos 2 aos 7 anos, é o estágio da inteligência intuitiva, dos sentimentos interindividuais, espontâneos e das relações sociais de submissão ao adulto”. (Piaget, 1976, p. 30)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estagio curricular na educaçaõ infantil
  • Estágio curricular " Educação Infantil "
  • Relatório de estágio curricular educação infantil
  • Estagio curricular i educação infantil
  • Estágio curricular obrigatório na educação infantil
  • Fasciculo Estagio Curricular em Educacao Infantil
  • planto de estagio curricular obrigatorio educação infantil
  • Estágio curricular supervisionado na educação infantil-observaçãoe prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!