Estágio 3: A reação cirgular Secundária e os procedimentos para prolongar Espeláculos interessantes (4-8 meses).

INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS APLICADAS
PEDAGOGIA





PORTFÓLIO





Waldirene Silva








Limeira – SP
2013
Estágio 3: A reação cirgular Secundária e os procedimentospara prolongar Espeláculos interessantes (4-8 meses).

Este estágio vai aproximadamente dos 4 aos 8 meses e é durante esse periodo que as reaçãoes circulares passam a ser secundária, onde o foco aação do bebê é externa é quando a criança descobre que um brinquedo faz barulho, como por exemplo quando uma criança balança um chucalho ela vai continuar a fazer movimentos para obter algum barulho que achame atenção.
Como Piaget chama "procedimentos para prolongar espetaculos interessantes", a criança faz varios movimentos na tentativa de ouvir qualquer som interessante.
Piaget durante seusestudos sobre o periodo sensório-motor, observou o desenvolvimento de seus próprios filhos, dando alguns exemplos de reações circulares secundárias como: puxar, bater, balançar,esfregar, etc. Esses sãomovimentos que geralmente as crianças nesse periodo de 4 a 8 meses contumam fazer.
Um exemplo de esquema não manual e quando colocamos uma boneca pendurada perto dos pés de uma criança e ela começa abater os seus pés na intenção de poder alcançar o objeto e quando ela não consegue, ainda assim ela continua a bater os pés cada vez mais forte, e quando trocada de posição essa mesma boneca, a criançana intenção de alcança-la continua a bater os pés.

Assimilação de reconhecimento: Reconhecimento motor.

Assimilaçao de reconhecimento e quando a criança ao ver algo familiar que ela já tenhavisto varias vezez, ela faz determinado movimento mostrando que já sabe, ou seja ela faz o mesmo movimento toda vez que ver o mesmo brinquedo.


Assimilação Generalizada: procedimento paraprolongar os espetáculos interessantes.

Piaget afirma que quanto mais velha a criança mais ela se acomoda às novidades trazidas pelos novos objetos, mas isso iremos comentar no quinto estágio, ele...
tracking img