essencia do cristinaismo

4343 palavras 18 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA
BRUNO EMANUEL DE SOUZA MAFRA
TEOLOGIA E MARXISMO – UM ESTUDO DA METODOLOGIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO Feira de Santana 2014
BRUNO EMANUEL DE SOUZA MAFRA
TEOLOGIA E MARXISMO – UM ESTUDO DA METODOLOGIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação em Ensino de Filosofia.
Orientador(a): Francis Rose Miranda Teixeira
Feira de Santana 2014
Teologia e marxismo – uma análise da metodologia da teologia da libertação
Bruno Emanuel de Souza Mafra¹
RESUMO
O presente trabalho pretende discutir a metodologia da teologia da libertação e suas implicações para a teologia cristã ortodoxa e fé popular. Acusada de ser uma teoria teológica contrária fé por se utilizar dos escritos marxistas como ferramenta hermenêutica da realidade e interpretação dos escritos bíblicos, ainda permanece forte na América Latina mesmo que já proscrita nos meios eclesiásticos conservadores, que por medo de perderem o controle ideológico no continente a baniram como herética e maldita. Esta pesquisa então implica também em banir os estereótipos criados pelo conservadorismo comprometido com as estruturas de injustiça e opressão que nunca possibilitaram a emancipação dos pobres na busca por um mundo de fato justo e fraterno.
Palavras chave: Teologia; marxismo; igreja; Jesus; pobres.
INTRODUÇÃO
A teologia da libertação perdeu sua força como ciência teológica depois da queda do muro de Berlin, sinal definitivo do fracasso do socialismo real em todo mundo. Marcado por sequestros, assassinatos e intrigas

Relacionados

  • filosofia
    1532 palavras | 7 páginas