esrdtf

462 palavras 2 páginas
Cultura do Peru

As culturas pré-colombianas desenvolveram-se notavelmente em ramos próprios e originais, embora com recíprocas interações, cada uma contribuindo e legando à outra grandes realizações sociais, tais como atestadas pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivesaria, escultura e construção monumental.
Foi magnífico o desenvolvimento dessa região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar, depois espalhadas por todo o mundo (como é o caso do tomate, das batatas e da coca).
Os incas adonaram-se desse caldo cultural, não apenas o mantendo mas o incrementando e disseminando pela vasta região andina da América do Sul, tornando-se grandes construtores. A conhecida cidade montanhesa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco são o exemplos de sua excelência arquitetônica.
Também é de assinalar uma importante contribuição dada pelos peruanos à pintura colonial sul-americana na célebre Escola de Cuzco, que teve grande prestígio em toda a região dos Andes entre os séculos XVII e XIX.
O Peru atual é fruto de uma intensa mestiçagem entre a cultura andina e espanhola, assim como de sucessivas migrações provenientes de diversas partes do mundo: África, China, Japoneses, Italianos, entre outros. Essa mistura pode ser observada e vivida em cada lugar que o turista visita no país. A arte é um elemento vivo que faz parte da vida do peruano e que pode ser vivenciada através da gastronomia, de seus museus, suas igrejas, monumentos arqueológicos e até mesmo nos destinos de aventura.
A culinária peruana, difundida por seus famosos chefs, tradicionais ceviches e coquetel pisco sour, é uma mistura de sabores e influencias que dão vida a uma série de ingredientes capazes de conquistar apreciadores no mundo inteiro. A apresentação dos pratos é outro diferencial, não importa a cidade, o

Relacionados