esquizoftenia

583 palavras 3 páginas
Sintomas de Esquizofrenia

Os sintomas psicóticos que estão relacionados com esta doença são sobretudo alucinações, delírio, discurso incoerente, comportamento catatónico e apatia. Normalmente os sintomas aparecem e desenvolvem-se lentamente, podendo durar meses ou anos até se manifestar completamente. Podem ocorrer todos juntos, ou apenas alguns.

Pessoas que sofram de esquizofrenia, seja qual o tipo que for, devido à dificuldade de um comportamento normal e socialmente aceitável, têm grande dificuldade nos seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Além dos sintomas referidos, podem também sofrer de ansiedade, comportamentos suicidas e depressões.

Os sintomas da esquizofrenia podem ser reunidos em quatro grupos: sintomas positivos, sintomas negativos, alterações cognitivas e alterações de afetividade.

Sintomas Positivos

Os sintomas positivos estão relacionados com os sintomas psicóticos, como por exemplo alucinações e delírios.

Sintomas Negativos

Os sintomas negativos estão relacionados, não com novos comportamentos, mas sim, pela ausência de um comportamento usual. Assim, são exemplos de sintomas negativos a perda de motivação, perda de atenção ao meio que o rodeia, a perda de uma resposta afetiva, a perda de uma resposta social, entre outras.

Alterações Cognitivas

As alterações cognitivas estão ligadas a mudanças na capacidade cognitiva do doente. Assim, podem ser sintomas a diminuição da capacidade de raciocínio, de memória, de atenção e concentração, da capacidade de coordenar a linguagem, e ainda, a diminuição da capacidade de realizar funções básicas do dia-a-dia.

Alterações na Afetividade

As alterações na afetividade notam-se sobretudo a nível de um comportamento errático, com mudanças de humor súbitas, e através de manifestações afetivas fora do habitual, ou mesmo pouco comuns.

Assim, numa primeira fase da doença, há um conjunto de sintomas que a pessoa com esquizofrenia pode apresentar. Por exemplo, um

Relacionados