Esquizofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRITÉRIOS DSM-IV
F20 - ESQUIZOFRENIA
A. Sintomas Característicos: Pelo menos dois dos seguintes, cada um presente por um espaço significativo de tempo durante um período de um mês (ou menos, caso tratado com êxito):
(1) delírios
(2) alucinações
(3) fala desorganizada (ex., descarrilhamento freqüente ou incoerência)
(4) comportamento totalmente desorganizado ou catatônico
(5) sintomasnegativos, ou seja, embotamento afetivo, alogia ou avolição
        (Nota: apenas um sintoma A é necessário se os delírios são bizarros ou as alucinações consistem de uma voz mantendo um comentário sobre o comportamento ou pensamentos da pessoa ou duas ou mais vozes conversando entre si).
B. Disfunção Ocupacional/Social: Durante um espaço significativo de tempo, desde o início do distúrbio, uma oumais áreas principais de funcionamento como trabalho, relações interpessoais ou auto-cuidado encontram-se significativamente abaixo do nível atingido antes do início (ou quando o início ocorre na infância ou na adolescência, fracasso em atingir o nível esperado de desempenho interpessoal, acadêmico ou ocupacional).
C. Duração: Sinais contínuos do distúrbio persistem no mínimo durante seis meses.Este período de seis meses deve incluir pelo menos um mês com os sintomas que satisfazem o critério A (ou seja, sintomas da fase ativa) e podem incluir períodos prodrômicos e/ou residuais quando o critério A não é plenamente satisfeito. Durante esses períodos, os sinais do distúrbio podem ser manifestados por sintomas negativos ou por dois ou mais sintomas listados no critério A presentes em umaforma atenuada (ex., a duração total dos períodos ativo e residual).
D. Distúrbio esquizoafetivo e Distúrbio de Humor com Características Psicóticas foram descartados devido a: (1) nenhum episódio significativo depressivo ou maníaco ocorreu simultaneamente com os sintomas da fase ativa; ou (2) se episódios de humor ocorreram durante o episódio psicótico, sua duração total foi breve em relação àduração do episódio psicótico (ou seja, à duração total dos períodos ativo e residual).
E. Exclusão de Substância/Condição clínica geral: O distúrbio não é devido a efeitos fisiológicos diretos de uma substância (ex., uma droga de abuso, uma medicação) ou uma condição clínica geral.
F. Relacionamento a um Distúrbio Global do Desenvolvimento: Se há uma história de Distúrbio Autístico ou um DistúrbioGlobal do Desenvolvimento, o diagnóstico adicional de Esquizofrenia é estabelecido apenas se delírios ou alucinações proeminentes também encontram-se presentes durante pelo menos um mês (ou menos, caso o tratamento tenha êxito).
        Classificação do curso longitudinal (pode ser aplicada somente após pelo menos um ano desde o primeiro início dos sintomas da fase ativa):

Subtipos deEsquizofrenia
        Episódica com Sintomas Residuais Interepisódio (os episódios são definidos pelo reaparecimento de sintomas psicóticos proeminentes); também especificar se: Com sintomas Negativos Proeminentes Episódicos.
        Sem Nenhum Sintoma Residual Interepisódio Contínuo (sintomas psicóticos proeminentes estão presentes no transcorrer do período de observação); também especificar se: ComSintomas Negativos Proeminentes Contínuos (sintomas psicóticos proeminentes estão presentes no transcorrer do período de observação); também especificar se: Com Sintomas Negativos Proeminentes.

         Episódio Isolado em Remissão Parcial, também especificar se: Com Sintomas Negativos Proeminentes.

        Episódio Isolado em Remissão Total.

         Outro ou Padrão Não Especificado.Tipo Paranóide
        Um tipo de esquizofrenia no qual os critérios a seguir são preenchidos:

A. Preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas freqüentes.

B. Nenhum dos seguintes é proeminente: fala desorganizada, comportamento desorganizado ou catatônico ou afeto embotado ou inapropriado.
Tipo Desorganizado
        Um tipo de Esquizofrenia no qual os critérios a seguir...
tracking img