Esquisofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Diagnóstico

A esquizofrenia é diagnosticada com base nos critérios do DSM-IV da American Pshychiatric Association (Associação Americana de Psiquiatria), ou com base no CID-10 da OMS. Ambos oscritérios usam as experiências e anormalidades comportamentais relatadas pelos próprios pacientes e pelas observações de um profissional de saúde mental. Sintomas associados com a esquizofrenia podemaparecer em uma grande parte da população e devem chegar a certo nível de severidade para o diagnóstico ser confirmado. Não há teste objetivo para o diagnóstico da esquizofrenia.

5.1 Critériosdiagnósticos

Os critérios do CID-10 (OMS) são mais comumente utilizados na Europa, enquanto os critérios do DSM-IV (AAP) são mais difundidos no resto do mundo. O CID-10 tem mais ênfase nossintomas de primeira ordem de Schneider.
De acordo com o DSM-IV, para ser diagnosticado com esquizofrenia, o paciente deve preencher três quesitos:

1. Sintomas característicos, dois ou maisdos seguintes, apresentados durante o período de um mês:

Delírios
Alucinações
Discurso desorganizado ou esquizofasia
Comportamento desorganizado ou catatonia
Sintomas negativos

Seos delírios forem considerados de natureza bizarra, as alucinações consistirem em vozes conversando entre si ou com o próprio apenas um sintoma é necessário. O critério do discurso desorganizado seráconsiderado apenas se houver dificuldade extrema ou impossibilitar a comunicação.

2. Disfunção social ou ocupacional: se por uma parcela significativa de tempo desde o início da desordem, umaou mais áreas das relações sociais ou ocupacionais atingirem níveis menores do que aqueles apresentados antes do início dos sintomas.

3. Duração significativa: se os sintomas da doençapersistirem por mais de seis meses, com um mês de pico nos sintomas.

5.2 Subtipos esquizofrênicos

O DSM-IV apresenta cinco “tipos esquizofrênicos”, que são:

Esquizofrenia paranóica:...
tracking img