Esquema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GÊNEROS ACADÊMICOS – ESQUEMA

Esquema

O esquema é o conjunto das idéias que você considera como sendo as mais importantes de um texto, expostas de forma organizada e concisa. È um recurso que pode ser utilizado tanto na leitura, quanto na produção de um texto. Na leitura, podemos usá-lo para destacar as idéias que mais interessam aos nossos objetivos. E, na escrita, podemos lançar mão delepara selecionar e organizar bem as nossas idéias. Fazendo o esquema de um texto, podemos perceber com mais clareza suas principais informações e visualizar melhor sua forma de organização. (COSCARELLI; MITRE, 2007:53)

• Esquema não é o mesmo que resumo.
• As frases devem ser curtas.
• E não esquecer do título e das referências textuais.
• Pode ser usado para textos curtos, artigos e atélivros.
• Você pode transcrever ou sintetizar as ideias com uma nova roupagem.


Viciados em F7

A tecla F7, para quem (ainda) não conhece, é o atalho para ativar o corretor ortográfico do Microssoft Word, o programa de edição de textos mais usado no mundo. Para quem se garante nos quesitos ortografia e gramática, o corretor automático é um chato que fica sublinhando, em verde ou em vermelho(conforme o caso), nomes de pessoas, palavras que não estão no dicionário e erros que não existem – como segue regras rígidas, muitas vezes ele aponta como erro formas que na verdade são opcionais ou licenças poéticas.
Mas, para os usuários não tão craques em português, o corretor é a salvação, é aquele que impede que se entregue ao chefe um relatório cheio de erros ortográficos constrangedores.Basta apertar F7 e abre-se uma janelinha mágica, que vai apontando possíveis erros e oferecendo soluções.
Assim, formou-se uma verdadeira legião de viciados em F7. Indiferentes à discussão sobre qual é o melhor dicionário, eles dispensam cuidados ao digitar e não se preocupam com a ortografia. O relaxamento pode chegar a ponto de a pessoa repetir o mesmo erro diversas vezes, ignorando apossibilidade de aprender a grafia correta. Foi o que percebeu, há três anos, a avó do então adolescente Leandro de Almeida Camargo. Dona Elza ditava um texto e alertava quando o rapaz cometia um erro. Mas ele reagia: “Tudo bem, vó, o computador corrige depois”. Com esse argumento, o rapaz se permitiu digitar os mesmos erros várias vezes.
Então, criou juízo e hoje é um ex-dependente. Estudante deadministração e estagiário do Banespa de Petrópolis, Leandro conta que tira suas dúvidas no dicionário e matriculou-se num curso de digitação. “O mercado de trabalho exige que se escreva corretamente, e eu pretendo acompanhar o mercado”, explica.
(Jornal do Brasil – quinta-feira, 27 de setembro de 2001.)


Questões
1. Marque as idéias principais do texto.
2. Organize-as em tópicos (item e subitem).3. Procure reduzir ao máximo o tamanho das frases e dos tópicos.
4. Veja se a partir do seu esquema você é capaz de reproduzir o que considera relevante nesse texto.
5. Qual a posição do autor em relação ao uso da tecla F7? Você concorda com ele?
Justifique sua resposta.
Para que serve um esquema?
• Para ajudá-lo a estudar, fazendo com que você registre a sua interpretação de um textolido e depois não precise ler todo o original para se lembrar do que ele trata.
• Para ajudá-lo a escrever. Fazer um esquema ou esboço de um texto que você que ou precisa escrever é uma boa maneira de começar.

ESTUDO DO TEXTO

Para estudar um determinado texto, devemos fazê-lo como um todo até adquirir uma visão global, para que possamos dominar e entender a mensagem que o autor pretendiarelatar quando escreveu. Os textos de estudos requerem reflexão por aqueles que os estudam e, portanto, a leitura dos mesmos exige um método de abordagem. Devemos compreender, analisar, interpretar e, para isso, temos que criar condições capazes de permitir a compreensão, a análise, a síntese e a interpretação de seu conteúdo.
٭Analisar – decompor um texto completo em suas partes para melhor...
tracking img