Esquema meto. cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MÉTODO, ECOMONIA E EFICIENCIA NOS ESTUDOS

1.1 APRENDER A APRENDER NA FACULDADE

1.2.1 Quem acaba de ingressar na faculdade precisa ser informado sobre a maneira de tirar o máximo proveito do curso que vai fazer.
1.2.2 Quem não souber compreender devidamente o espirito da nova situação para adaptar-se ativa e produtivamente a ela perderá preciosa oportunidade deintegra-se desde o inicio no ritmo desta nova etapa de ascensão do saber, que se chama vida universitária.
1.2.3 No colégio os diretores e os professores dão ordens e fiscalizam seu cumprimento; na faculdade os acadêmicos recebem orientações, pois todos são tratados como adultos responsáveis e capazes de dirigir a própria vida social, disciplinar e de estudos. Porém quando não se é, defato, adulto e responsável há um perigo de má interpretação desse novo clima.
1.2.4 Quem acaba de ingressar na faculdade precisa ser informado sobre a maneira de conseguir pleno êxito no curso que vai fazer. Deve aprender a aprender na faculdade.

1.2 TEMPO PARA ESTUDAR

1.3.5 O primeiro passo pra quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaçospara o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível do seu tempo.
1.3.6 É preciso descobrir tempo para frequentar as aulas dos diversos cursos e para estudos particulares.
1.3.7 Quem quer descobrir tempo cria tempo e comprometimento, se procurar ele aparecerá.

1.3 PARA DESCOBRIR TEMPO

1.4.8 A maneira mais pratica de descobrir ou fazer aparecer otempo consiste em desenvolver técnicas para tornar qualquer tempo produtivo.
1.4.9 Criar hábitos para melhor aproveitar o tempo disponível.

1.4 PROGRAMAR A UTILIZAÇÃO DO TEMPO

1.5.10 Aproveitar intensamente o tempo é uma espécie de condição para se dá sentido ás horas de lazer e para desfruta-las veementemente
1.5.11 É preciso que se determine o que vaiestudar em cada horário de maneira programática, embora se alterem planos em determinadas circunstâncias ou se façam remanejamentos periódicos, ou se deixem alguns horários opcionais.
1.5.12 A perseverança no cumprimento do programa é o maior problema nosso tempo é pequeno, mais o pior é que o pequeno espaço de tempo se converte em nada pela falta de perseverança.

1.5 HORARIO DEPREPARAÇÃO PARA AULA

1.6.13 O estudante deverá ler previamente a matéria que será desenvolvida durante a aula, isso aumentará o rendimento de várias horas de aula que o professor utilizará para o seu desenvolvimento em classe.
1.6.14 Outra razão para a leitura previa do assunto desenvolvido em classe é a qualidade dos apontamentos e anotações.
1.6.15 Fator deeficiência na vida escolar: Reservar no próprio horário de estudo espaço suficiente para a leitura previa dos assuntos de aula, o que determinará melhor rendimento durante as aulas, inteligente distribuição da atenção, ordem, clareza e perfeição nos apontamentos e grande economia de tempo e trabalho nas revisões.

1.6 HORARIO DAS REVISÕES DAS AULAS

1.7.16 É necessário fazer revisões enestas procurar questionar o assunto das aulas e responder claramente ás questões ao menos mentalmente.
1.7.17 Revisão imediata é uma espécie de revisão que se faz da aula anterior, toma pouco tempo, porque o processo de esquecimento, ainda não se desencadeou com sua ação demolidora.
1.7.18 Revisões globalizadoras ou integradoras é o mais eficiente recurso de organização daaprendizagem, bem como a mais válida preparação de provas e exames.

1.7 HORARIO DE REVISÃO PARA AS PROVAS E EXAMES

1.8.19 O acadêmico deve programar suas revisões globais para época de provas e sabatina.

1.8.20 Pois com estas aproveitará muito bem o tempo de preparação para os exames e as revisões de fim de curso, que são extraordinariamente vantajosas.

1.8...
tracking img