Esquema eletrico de elevador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Requisitos do Projeto:
1 - Apresentação do Produto:
Elevador pessoal para obras civis
Depois de perceber a deficiencia dos atuais dispositivos moveis de elevação usados na construção civil, onde muitas vezes nem mesmo o basico em segurança, eficencia energetica e logistica é colocado, decidimos por projetar algo que fosse de encontro a sanar tais deficiencias.
O elevador a cabo paracargas sempre foi um equipamento perigoso, em que era proibido entrar pessoas, mas de vez em quando alguém entrava. O sistema de comunicação era muito grosseiro, baseado em procedimentos rudimentares. Para saber onde parar exatamente, marcava-se o cabo com uma fita, uma marcação para cada andar. Assim, na hora em que chegasse em determinado ponto, sabia-se que estaria em um andar, não exatamente emqual. E tudo funcionava com códigos de mensagens. Quando alguém queria usar o elevador, puxava um fio que fazia uma barra de aço bater contra uma placa. Quando estava chegando, soltava-se duas vezes, para que o operador soubesse que teria de parar no próximo risquinho. Outro perigo era deixar o elevador descer na ´´banguela``, em queda livre. Isso tudo melhorou demais com a NR-18, que trouxe umasérie de imposições para os elevadores que tornaram seu uso mais seguro. Hoje, por exemplo, deve haver uma cancela em cada andar, que não deixa o operário colocar a cabeça para fora e olhar se o elevador está vindo, o que gerava risco de acidente grave.
Os elevadores pessoais estão se tornando mais modernos.

Ubiraci Espinelli Lemes de Souza
Professor do Departamento de Engenharia deConstrução Civil da Poli-USP

Assim, o referido produto que desenvolvemos em nosso projeto contempla as seguintes normas:
* NR-15 – Usado para referencias de niveis de ruidos no ambiente de trabalho.
* NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
* NBR-5666 - Define os termos empregados em instalações de Elevadores Elétricos.
* NBR-5665 - Fixa as condiçõesmínimas que devem ser observadas no cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros.
* NBR NM-207 que cancela e substitui NBR-7192 - Trata de requisitos de segurança relativos a elevadores elétricos de passageiros e estabelece as regras mínimas para instalação de elevadores nos edifícios/construções.
* Orientações da DRT – Delegacia Regional do Trabalho - Acessibilidade depessoas com deficiência física

Este elevador pessoal é dotado de:
* Cabina totalmente desmontável, o que dispensa o uso de guindastes;
* Transporte e manutenção e mais baratos, pois todo o conjunto é construído em pequenos blocos;
* Maior velocidade que os sistemas a cabo;
* Não utiliza contra – peso o que possibilita a montagem passo a passo e instalação da cabina dupla aqualquer momento;
* Montagem da torre executada através do proprio elevador, o que diminui bastante o risco de acidentes, visto que não serão necessarios andaimes de madeira improvisados;
* Possibilidade de transporte de cadeirantes sem necessidade de acompanhantes e aparatos extras de segurança, o que vai de encontro a inclusão de deficientes fisicos no mercado de trabalho( orientações DRT);
* Comando automático coletivo - É o Comando automático caracterizado por existirem botões de chamada, um para cada pavimento, instalados na cabina, e possuir um único botão de chamada instalado em cada pavimento, todos ligados ao painel central, de tal maneira que todas as chamadas fiquem nele registradas. O carro vai efetuando as paradas em ordem seqüencial independentemente da ordem emque as chamadas tenham sido registradas e segue no sentido do movimento inicial atendendo a todas as chamadas feitas.
* Poço de elevador e acessos nos andares com guarda-corpo tubular e tela de arame, de abertura de malha inferior a 5 cm, com altura mínima de 2,50 m acima do nível do piso.
* Porta de acesso nos andares atuada por cilindros pneumáticos e acionamento eletrico de baixa...
tracking img