Esquema corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA FÉ
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE PSICOMOTRICIDADE
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE





ANA FRANCINETE PEREIRA ASSUNÇÃO
CARLA FERREIRA DE JESUS
HERBERT KLAUS COSTA SANTOS





PSICOMOTRICIDADE: ESQUEMA CORPORAL














SÃO LUÍS
2010
ANA FRANCINETE PEREIRA ASSUNÇÃO
CARLA FERREIRA DE JESUS
HERBERT KLAUS COSTA SANTOPSICOMOTRICIDADE: ESQUEMA CORPORAL

Trabalho apresentado a disciplina Psicomotricidade do curso de especialização em Psicomotricidade da Faculdade Santa Fé como parte integrante para obtenção de nota.


















São Luís
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 04
2. ESQUEMA CORPORAL ..................................................................................... 05
2.1. Transtornos relacionados ao esquema corporal ............................................... 06
2.2. Atividades direcionadas ao desenvolvimento do esquema corporal ................. 08
2.2.1. Primeira atividade........................................................................................... 08
2.2.2. Segunda atividade .......................................................................................... 09
3. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 09
REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 10ANEXOS .................................................................................................................. 11






















1. INTRODUÇÃO



A psicomotricidade é uma ciência que possui como fonte de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo. Relaciona-se com o processo de maturação, no qualo corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e motoras. Sendo sustentada de acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade[1] por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
O termo psicomotricidade foi utilizado pela primeira vez em 1909, pelo médico psiquiatra Dupré. Segundo Almeida (2008), a psicomotricidade é um termo aplicado para uma compreensãode movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito. As ações do individuo são resultados da sua individualidade, linguagem e socialização.
O objetivo do desenvolvimento psicomotor de acordo com Heinsius (2008) é o controle do próprio corpo com a possibilidade de executar ações voluntárias e a de expressar-se por meio delas. A autora relata que paraisso, entram em jogo dois componentes: um externo, a ação; e outro interno, a representação desse corpo e suas possibilidades. Concluindo que para que esse corpo se desenrole, se desenvolva, deverá constituir-se um sujeito, e sem essa estrutura não haverá desenvolvimento.
Os fatores do desenvolvimento psicomotor são: tonicidade; equilíbrio; noção do corpo; lateralidade; estruturaçãoespaciotemporal; praxia global e praxia fina. Sousa (2004) afirma que:
Apraxia global e a praxia fina integram todos os subfatores ora abordados, ou seja, a tonicidade, a equilibração, a lateralização, noção de corpo e a estruturação espaciotemporal. A integração desses subfatores confere ao movimento uma organização psíquica superior, inter-relacionando e integrando vários outrossubsistemas anteriormente vivenciados e estruturados. (SOUSA, p.77, 2004).

Segundo Sousa (2004), quando existir uma imaturidade em um dos subfatores, poderá acarretar em dificuldades no desenvolvimento e consequentemente na aprendizagem.
2. ESQUEMA CORPORAL



O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança[2], ela tem seu...
tracking img