Esqueleto apendicular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2010

Esqueleto apendicular
http://www.imagingonline.com.br/
Esse capítulo enfoca os ossos que formam os esqueletos apendiculares superiores, inferiores e seus respectivos cíngulos.. No final do capítulo, encontras-se um mini-atlas e exercícios de memorização a partir de desenhos.

Figura – Ilutração comparative entre os membros. Observe que há correspondências entre os ossos de cadasegmento corpóreo nos membros. Fonte: TESTUT ,L. Tratado de Anatomía Humana. Barcelona: Salvat, 1947, tomo I, pp. 495.

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi Apoio: Instituto de Imagem em Saúde - CIMAS 15/10/2010

Esqueleto apendicular

4.1 ESQUELETOS APENDICULARES E CÍNGULOS

Os esqueletos apendiculares superior e inferior são constituídos por uma parte fixa no esqueleto axial, o cíngulo e; umaparte livre.

4.2 CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR

Formado pelos ossos escápulas e clavículas, fixam o esqueleto apendicular superior no esqueleto axial. O cíngulo do membro superior (ou cintura superior) possui grande liberdade de movimento, fundamental para direcionar a mão no espaço.

- Clavícula: osso par, alongado, de fácil identificação devido a sua localização próxima ao subcutâneo.Localizados na parte anterior e superior do tronco, na base do pescoço. A clavícula se articula com o esterno é com a escápula, sendo o único meio de ligação direto entre o esqueleto apendicular superior e o esqueleto axial. As clavículas protegem o feixe vasculonervoso que se direciona para os membros superiores, serve de fixação muscular e mantém o membro superior em posição, suspendendo-o.

-Escápula: osso par, laminar. É um osso de fácil localização superficial, localizado na região superior e lateral do dorso. A escápula se articula com a clavícula e com o úmero diretamente. De maneira indireta, a escápula se articula com as costelas, separada destas pela musculatura do tronco.

4.3 PARTE LIVRE DO MEMBRO SUPERIOR

Constituída pelos ossos: úmero, rádio, ulna, carpais, metacarpais efalanges.

- Úmero: osso par, longo, localizado no braço. O úmero é o maior osso do esqueleto apendicular superior. Sua extremidade proximal (epífise proximal) é dilatada e arredondada (cabeça do úmero), se articula com a cavidade glenoidal da escápula. Seu grande corpo é recoberto pelos músculos do braço, enquanto que a extremidade distal (epífise distal) forma o cotovelo. Na epífise distalreconhecemos o côndilo do úmero, formado pela tróclea (medial, articula-se com a ulna) e o capítulo (lateral, articula-se com o rádio).

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Página 2

Esqueleto apendicular

- Ulna: osso longo, localizado medialmente no antebraço. Se articula com o úmero e o rádio, formando a articulação do cotovelo. A projeção saliente, localizada na parte posterior e proximal docotovelo é formada pelo olecrano. Também se destaca o processo estilóide da ulna, uma projeção subcutânea localizada na parte medial e distal do antebraço.

- Rádio: osso par, longo, localizado lateralmente no antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna, formando a articulação do cotovelo e, distalmente se articula com os ossos do carpo (escafóide e semilunar), formando aarticulação radiocarpal (articulação do punho).

- Esqueleto da mão: formado pelos ossos carpais, metacarpais e falanges. Os ossos carpais (= punho) e os metacarpais constituem o esqueleto da palma e dorso da mão, enquanto que, as falanges (proximais, médias e distais) são os ossos dos dedos.

-Ossos carpais: são ossos curtos, pares, em número de oito em cada mão. Dividem-se em ossos da fileira proximal eossos da fileira distal do carpo. Os ossos da fileira proximal do carpo são de lateral para medial: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. O osso pisiforme se localiza anteriormente ao piramidal, além de ser um osso curto também é classificado como osso sesamóide. Os ossos da fileira distal do carpo são de lateral para medial: trapézio, trapezóide, capitato (maior osso do carpo) e...
tracking img