Esquadrão verde tang - o grande desafio: análise de uma peça publicitária

2177 palavras 9 páginas
Esquadrão Verde Tang - O Grande Desafio: análise de uma peça publicitária

Josliny Santos Joslin
Vinícius Camilo
Modulo linguagens

INTRODUÇÃO

De acordo com dados divulgados pela empresa Pricewaterhouse Cooper, para 91% dos CEO’s (Chefe Executivo de Operações) das maiores corporações mundiais, a responsabilidade ambiental é considerada um ponto crucial para empresas que desejam ampliar suas atividades. Segundo o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), órgão que reconhece os programas de sustentabilidade desenvolvidos pelas grandes companhias, indicou que o lucro das empresas que tem projetos sustentáveis saltou para US$ 6,5 trilhões em valor de mercado nos últimos dois anos.
Nos últimos dez anos diversas empresas vem adotando o conceito de sustentabilidade em sua política de trabalho, para o desenvolvimento de produtos que atendam a necessidade dos consumidores sem causar grandes impactos ambientais.
A Kraft Foods, detentora da marca de sucos em pó Tang, vem desenvolvendo no Brasil programas voltados para conscientização sobre sustentabilidade, através de peças publicitárias com foco no público infantil para reforçar a ideia do consumo sustentável.
Embasado na análise da peça “Esquadrão Verde”, esse trabalho propõe-se a buscar entender, como a marca Tang, aborda o conceito de sustentabilidade do ponto de vista ambiental, presente em suas ações publicitárias. A justificativa para a escolha desta marca é devido suas ações de marketing utilizadas na promoção ações que visam despertar a consciência socioambiental do consumidor infantil.
Para fundamentar a análise sobre as questões que serão abordadas, usaremos o conceito de sustentabilidade de Almeida (2002), e seus estudos sobre os lucros obtidos pelas empresas com as práticas sustentáveis. A análise também consistirá na verificação do discurso adotado na Linguagem da Propaganda segundo Sandmann (2003) e no livro A Linguagem e Ideologia de Fiorin(1998).

Relacionados

  • Administracao
    184842 palavras | 740 páginas