Esquadrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O trabalho a seguir trata da análise da necessidade de selecionar materiais, componentes e sistemas para habitações de baixo custo. Sempre se selecionou materiais para construção civil, porém os critérios de seleção envolviam apenas a análise da situação da obra ou empresa em questão, custo, qualidade e tempo. Devido aos diversos problemas relacionados à urbanização, aocrescimento populacional, entre outros, e seus impactos surgiu uma preocupação com a natureza, com o meio ambiente. Surgiram então “movimentos” com intuito de unir esforços para preservação do planeta e da vida humana. Nesse novo contexto surgiram novas realidades a se considerar para a seleção de materiais, processos produtivos, etc. A diferença entre as “construções verdes” e as “construçõessustentáveis” está na equiparação das dimensões ambiental, social e econômica da segunda, enquanto que na primeira a dimensão ambiental tem maior, ou total, peso. Nos últimos meses percebemos que finalmente a sustentabilidade no setor da construção civil tem sido pauta das discussões internas das empresas fornecedoras de insumos.















O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é umtermo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros,a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


Sustentabilidade na Construção Civil

A construção civil tem vivido recentemente uma época frutífera, cujos aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e conseqüências desta realidade, entretanto como todo setor, deve estar atenta às demandas da sociedade na qual estáinserida.
As questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.
Algumas ações, como o uso de tintas sem solvente e materiais menos agressivos de forma geral, qualidade do ar edo espaço interno e redução de desperdícios com água e energia, como com um uso mais consciente dos ares condicionados, a inibição do uso desnecessário e simultâneo dos elevadores e a utilização de energia solar, podem fazer uma grande diferença e vem sendo pouco a pouco implementadas. Pesquisas recentes indicam aumento de cerca de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitosinvestimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30% nos gastos com água e energia, compensa os gastos extras.
A construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem anecessidade (ou com necessidade reduzida) de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores/usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética.
Uma edificação sustentável começa antes mesmo da construção com a escolha de materiais menos agressivos, duráveis e que exijam o mínimo de impacto possível para sua obtenção. Aqui pode serconsiderada a utilização de materiais reciclados como matéria prima que podem ser classificados em dois tipos: pós-industrial, quando o material reciclado é proveniente de resíduos industriais e pós-consumo. Este é o caso de tijolos, madeira e outros entulhos provenientes de demolições que podem ser aproveitados na construção ou reciclados e transformados em outros materiais como o concreto feito de...
tracking img