Esprte tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esportes e Tecnologia
Camiseta avisa atleta quando é hora de tomar água...

Sensores detectam informações a partir do suor do usuário. Uma empresa na Suíça promete lançar, nos próximos meses, um tecido capaz de identificar os níveis de água e de alguns nutrientes no suor do atleta. Os sensores conseguem alertar um tenista, por exemplo, que é hora de dar uma pausa e tomar água.

O tecidoda Biotex tem fios que atraem o suor para áreas específicas, onde estão pequenos sensores que fazem a medição do nível de sódio, potássio e a acidez do suor. A análise é feita em tempo real e transmitida, sem fio, para diversos tipos de equipamentos eletrônicos. A idéia é que atletas utilizem relógios capazes de receber estes sinais sem fio – da mesma forma que já é feita com monitores de freqüênciacardíaca.

– Quando você está dirigindo um carro, você precisa observar o medidor do tanque de combustível. Em atividades esportivas, as informações ajudam o atleta a saber se é hora de acelerar ou descansar um pouco – afirma Jean Luprano, coordenador do projeto.
Segundo o G1, os próximos passos da empresa são a criação de sensores capazes de ajudar diabéticos e obesos a controlarem aalimentação.



Esporte mais popular do mundo, o futebol é também resistente às inovações tecnológicas. Se no futebol americano e no hóquei há recursos como replays ao vivo para verificar a validade ou não de uma jogada, no bom e velho futebol a coisa não caminha por aí.


Gols invalidados injustamente, impedimentos não marcados e dúvidas entre se a falta foi dentro ou fora da área sempre fizeram partedas discussões sobre futebol. Contudo, se nesse aspecto o futebol é um tanto “atrasado”, na parte indumentária a coisa parece ter engrenado de vez.

Camisa amarela: consagrada e ecológica

Nesta quinta-feira, dia 25, a estadunidense Nike, fornecedora de materiais esportivos da Seleção Brasileira de Futebol, apresentou em Londres, Inglaterra, o modelo 2010 da camisa da seleção canarinho.  Comum design simples e praticamente toda em amarelo, a camisa dos brasileiros na Copa do Mundo de 2010 possui novidades invisíveis aos olhos.


100% verde


De acordo com a fabricante, a camisa é construída com 100% de materiais recicláveis: oito garrafas plásticas foram utilizadas na confecção de cada peça. Foram recolhidas garrafas de lixões do Japão e Taiwan, que, após serem processadas etransformadas em poliéster, confeccionaram as camisetas das dez seleções patrocinadas pela Nike.


[pic]


As garrafas são lavadas para remoção de impurezas e cortadas em pequenos flocos, que então são derretidos para se transformarem em fios bem finos. É a partir desses fios que se forma o poliéster que compõe o tecido.


Costura sem fio


Outra novidade da camisa canarinho é suacostura, que usa cola ao invés de fios, algo semelhante ao que é feito com uniformes de pilotos de Fórmula 1 com o objetivo de reduzir o peso total do conjunto carro e piloto. Para os atletas, o resultado é também uma camisa mais leve, pesando apenas 160 gramas, cerca 15% menos do que a utilizada pela seleção na Copa de 2006 de acordo com a fabricante.


|[pic]|[pic] |[pic] |


Camisa se ajusta ao corpo


Outra novidade é seu ajuste dinâmico, que “adapta” a camisa às curvas do corpo do atleta que a veste. Além disso, o uniforme é estruturado em malha dupla. O resultado disso é mais mobilidade para o jogador, bem como 10% a mais de elasticidade se comparada com uniformestradicionais.

Chuteira inteligente

Ainda em clima de Copa do Mundo, outra novidade foi desenvolvida pela Nike, só que desta vez somente para alguns atletas patrocinados pela empresa. Craques como os brasileiros Luís Fabiano, Robinho e Adriano, o argentino Sérgio Agüero, o inglês Wayney Rooney e o lusitano Cristiano Ronaldo usarão a chuteira Mercurial Vapor Superfly 2.


[pic]


A divulgação...
tracking img