Esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inovações na tecnologia esportiva: implicações para o futuro

Resumo: Treinadores e atletas estão sempre se empenhando para alcançar a performance máxima. A tecnologia eletrônica moderna, particularmente a Internet e a comunicação digital multi - uso de alta velocidade, torna possível para treinadores e atletas obter, analisar e integrar informações e recursos de maneira eficiente e efetivapara aperfeiçoar o treinamento, a tomada de decisões e as colaborações. Esses recursos podem ser acessados em tempo real e as mudanças implementadas imediatamente, se necessário. Novos desenvolvimentos na pesquisa laboratorial permitem aos atletas experimentar simulações através do uso da realidade virtual e da análise de vídeo games, o que pode inclusive melhorar sua performance. Esse artigo vaianalisar essas inovações e discutir as implicações dessas novas forças de mudança sob varias perspectivas, incluindo treinadores, atletas, espectadores, fãs, pais, oficias, mídia, industria e indivíduos que tem que organizar e manter as fontes. As discussões incluirão tópicos relacionados com o conhecimento e o treinamento que serão necessários para o emprego dessas novas ferramentas
1. IntroduçãoEste artigo discutirá o papel das inovações no esporte e tecnologia e as implicações dessas inovações para o futuro. De acordo com o dicionário Webster’s New World, esporte é definido como:
"Qualquer atividade ou experiência que proporciona divertimento ou recreação; passatempo ou diversão";
"Tal atividade, especialmente quando competitiva, que requer um esforço físico vigoroso moderado econtinuado as vezes como profissão, de acordo com algumas formas tradicionais ou conjunto de regras, seja ao ar livre ou em ambiente fechado."
A definição de tecnologia do Webster’s inclui "ciência aplicada" ou "o sistema pelo qual a sociedade proporciona aquilo que é necessário ou desejado pelos seus membros."
Dado o contexto mais amplo do termo tecnologia, mesmo quando aplicado ao esporte, esferapotencial de discussão é deveras extensiva. Consequentemente, esse artigo vai enfocar o uso de tecnologia no esporte da perspectiva das perguntas mais freqüentemente formuladas (pedidos via correio eletrônico de informações recebidas pelo autor); inovações recentes; e, as implicações dessas inovações para o futuro com referência a várias audiências alvo (i.e., treinadores, atletas, espectadores,fãs, pais, oficiais, mídia, industria e suporte de pessoal).
As perguntas mais freqüentemente formuladas com relação a esporte e tecnologia incluem:
A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva?
Qual o impacto da Internet no esporte?
Como a tecnologia é utilizada para auxiliar a tomada de decisões no esporte?
A tecnologia vai substituir o julgamento humano no esporte: árbitros ejuizes não serão mais necessários?
Que fatores estão influenciando o desenvolvimento e o uso da tecnologia no esporte?
Que novas pesquisas estão sendo feitas em tecnologia esportiva?
2. A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva e a educação física?
Martens (1997) sugeriu que cinesiologistas e educadores físicos tem sido profundamente influenciados pela tecnologia que ele declaraestar: (...) "radicalmente alterando a maneira como nós praticamos nossas profissões e vivemos nossa vida privada. Esse fascinante mundo da tecnologia está dramaticamente melhorando a produtividade e a qualidade de produtos manufaturados e a entrega de bens e serviços. Reduz o trabalho fastidioso e, ao contrário das preocupações inicias, freqüentemente inspira maior criatividade por causa daeliminação das tarefas tediosas." (p.251)
A pergunta que Marten pede aos seus colegas que façam é "Como evitar que a tecnologia nos leve em um passeio aventureiro do qual não temos nenhum controle ou pouca influência, mas ao contrário determinar como podemos otimizar o uso da tecnologia(...)" (p.252)
No livro When things bite back, Tenner (1997) descreve como a introdução de distintivos de segurança...
tracking img