Esporte e lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DE BEM COM A TERCEIRA IDADE

O projeto a ser apresentado foi desenvolvido por uma parceria entre o acadêmico de educação Física Ericson Alan Urach e o componente curricular Politica do Esporte e Lazer, ministrada pelo professor Mauro Bertollo. Pensou-se em um projeto o qual no município de Ijui ainda não foi desenvolvido, com uma população que muitas vezes é esquecida pelos poderes públicos epela sociedade.
Será destinado totalmente aos indivíduos que tenham mais de sessenta anos de idade e estejam aptos a prática de atividades. Serão realizados testes de força e flexibilidade de membros superiores e inferiores como também o equilíbrio estático, desta forma poderemos traçar o perfil de aptidão física da população idosas de nosso município.
Pretende-se a estabelecer um modulocentral, que será referencia para os de mais módulos, onde se encontrará a assistência profissional da área da saúde. E interligados ao modulo central, teremos mais 4 módulos em bairros devidamente planejados para uma melhor acessibilidade para sociedade. Os módulos serão ligados a postos de saúdes melhorando o atendimento e orientações com profissionais das áreas como Educador Físico, Médicos,Nutricionistas e Psiquiatras em conjunto a uma assistente social.

OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar aos indivíduos um envelhecimento com dignidade, qualidade e lazer. Fazer com que a terceira idade seja vista de forma participativa na sociedade, não apenas como , mas sim, como cidadãos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Melhorar o condicionamento físico.- Prevenção de doenças.
- Proporcionar momentos de lazer.
- Garantir um envelhecimento digno a população.
- Diminuir custos de medicamentos.

ATIVIDADES REALIZADAS NO PROGRAMA POR MODULO.

O programa De bem com a terceira idade consistem em promover atividades físicas e recreativas sistemáticas, de segunda a sexta-feira, pela manhã. Estas atividades são oferecidas de duas a três vezes porsemana.
As atividades consistem em ginastica localizada, tem como objetivo de tonificar a musculatura, aumentar à flexibilidade e a resistência a fadiga. Sendo ela desenvolvida três vezes por semana no período da manhã, sendo orientado por um profissional de Educação Física e um estagiário.
Nas terças e quintas feiras o programa disponibilizara para a população idosa a caminhada orientada,sendo ela benéfica para um aumento da capacidade aeróbia, melhorando o seu sistema cardiorrespiratório.
Aos sábados de manhã o projeto utilizará a academia aberta, que se localiza no centro da cidade, para o público em geral. Terá um acadêmico da área de Educação Física que orientará os de mais.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

A população de idosos está aumentando cada vez mais no Brasil e nomundo, resultando em profundas mudanças na dinâmica demográfica. Nos últimos 60 anos, houve um acréscimo de 15 milhões de indivíduos idosos no País, passando de 4% para 9% da população brasileira. Em 2025, estima-se um aumento de mais de 33 milhões, tornando o Brasil o sexto país com maior percentual populacional de idosos no mundo
Dados publicados pelo IBGE em 2004, dizem que a perspectiva deaumento de idosos entre 2000 a 2020 será de 14,5 para 26,3 milhões, quase duplicando o valor atual.(1) Com esses dados, torna-se preocupante com que qualidade de vida essa população pesquisada chegará.
Essa população esta diretamente ligada a uma série de disfunções hormonais, redução de massa óssea, redução de massa magra e aumento de gordura corporal. Dessa forma propiciando o aumento de doenças edependência dos mesmos de terceiros para realizar suas atividades da vida diária.
A atividade física vem com um agente que beneficia todos esses pontos citados acima, a atividade física seja ela qual for, mas com devidas orientações proporciona uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos, seja ela mental ou física.
Com uma melhora na qualidade de vida dos idosos de nossa cidade, haverá...
tracking img