Esporte escolar: o jogo de educar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Esporte escolar: o jogo de educar

Deporte escolar: el juego de educar


*Licenciados em Educação Física – Unitoledo – Araçatuba/SP

*Professor Orientador do Curso de Educação Física-Unitoledo

Mestre em Pedagogia do Movimento, Corporeidade Humana e Lazer – UNIMEP

(Brasil)
Douglas Augusto Barbosa*

Aroldo Oswaldo Mirio Jr*

José Ronaldo Sabbo*

Manoel Santos Jr **santos-jr65@uol.com.br






Resumo

O estudo analisa o Esporte Educativo, no âmbito da Educação Física Escolar, através de questionário com três perguntas direcionadas a vinte professores de Educação Física da região de Araçatuba, sobre a sua concepção, importância e aplicação do Esporte nas aulas de educação física, que nos remeteu a concluir que estes têm conhecimentodo papel do esporte e dizem aplicá-lo de forma a contribuir para a formação global do aluno, principalmente nos aspectos relacionados ao respeito e a participação social, mas na prática apresentam dificuldades de desenvolver os conteúdos e objetivos por diversos obstáculos apresentados no ambiente escolar, focando-o como objeto de performance e participação, mas pouco valorizado sob aspectoeducativo.

Unitermos: Esporte. Esporte escolar. Educação Física escolar



http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 144 - Mayo de 2010


1 / 1

Introdução

O esporte atualmente vem adquirindo espaço e importância cada vez mais no ambiente escolar, em nossa sociedade, basta olhar á nossa volta para que comprovemos isto verificando oespaço deixado pela mídia, constatamos que a maioria das revistas de atualidades e jornais de grande circulação no País apresenta cadernos ou seções dedicadas a ele. Os canais abertos de televisão possuem desde blocos nos telejornais, até programas diários, semanais ou internacionais especializados em esportes. É uma atividade que envolve muito dinheiro e movimenta a indústria de lazer, turismo,roupas, equipamentos esportivos, alta tecnologia e pesquisas cientificas.

Seu significado é o conjunto de exercícios físicos, desporto, desporte.

O esporte se tornou um estilo de vida, tanto que CAGIGAL apud DARIDO e RANGEL (2005) chegou a afirmar que o esporte é um dos hábitos que caracteriza o nosso tempo, ou como coloca TUBINO (1999)’’o maior fenômeno do século XX.

Oreconhecimento do esporte como um fenômeno social contemporâneo estimula reflexões sobre o seu tratamento como um conteúdo curricular escolar.

Portanto, o objetivo deste trabalho é conceituar, classificar, caracterizar, refletir, discutir, e propor vivências apontando possibilidades de tratamento didáticas no sentido da construção de uma identidade escolar dos esportes através dos ParâmetrosCurriculares Nacionais.

A História do Esporte

O esporte moderno surgiu na Inglaterra, berço do Capitalismo, no final do século XIX, a mesma época da Revolução Industrial. O futebol, o atletismo moderno e o rúgbi surgiram nesta época.

No Brasil, o inicio do esporte deu se na metade da década de 40. Entre 1946 e 1968 a Educação Física sofreu a influencia de um método criado naFrança, por AUGUSTO LISTELLO, conhecido como Método Desportivo.

Generalizando, esse método procurou na Educação Física, dando ênfase ao aspecto lúdico. Iniciar os alunos nos diferentes esportes era o objetivo principal, e a estratégia utilizada era os jogos sendo ele, mais livre, flexível, rígido e com poucas regras, sendo com regras, técnicas e táticas impostas pela atividade esportivapraticada.

Com a ascensão do Regime Militar, o esporte tornou se a razão de Estado e a Educação Física Escolar sucumbiram subordinadas a este durante toda a década de 70. Com nova regulamentação especifica, a aptidão física torna se a referência fundamental para orientar desde o planejamento até a avaliação de Educação Física com a inclusão da iniciação esportiva a partir da 5ª série do Ensino...
tracking img