Esponsabilidade ambiental empresarial face a uma nova dinâmica mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O trabalho focaliza a questão da responsabilidade ambiental empresarial face a uma nova dinâmica mundial em que, cada vez mais, o meio ambiente adquire grande importância e sua preservação torna - se condição sine qua non para humanidade. Em vista disso, este trabalho tem por objetivo mostrar como as empresas se inserem nesta nova dinâmica, onde o lucro não é mais o objetivo único a seralcançado e a crescente homogeneização de produtos e serviços oferecidos ao consumi dor faz com que a empresa busque obter uma imagem responsável perante o mercado, imagem esta associada a uma preocupação com padrões éticos comportamentais, com a preservação ambiental, com a inserção de parcelas discriminadas da população em seus quadros de funcionários, etc., de forma a caracterizar - se comouma empresa socialmente responsável. E é justamente essa atuação responsável da empresa, enfatizando, porém, o aspecto dos crimes ambientais, o objeto primordial desse trabalho.

INTRODUÇÃO

As empresas são importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico de um país, assim como de seu avanço tecnológico. Estas possuem grande capacidade criadora e de geração de recursos, num contextoonde o bem estar comum depende cada vez mais de uma ação cooperativa e integrada de todos os setores da economia e que faz parte de um processo de desenvolvimento que tem por objetivo a preservação do meio ambiente e a promoção dos direitos humanos.
O conceito de responsabilidade social é bastante amplo, referindo - se à ética como principal balizadora das ações e das relações com os diversossegmentos com os quais as empresas interagem: acionistas, funcionários, consumidores, rede de fornecedores, meio ambiente, governo, mercado e comunidade. Assim, a questão da responsabilidade ambiental empresarial diz respeito à postura legal da empresa, à prática filantrópica por ela exercida ou ao apoio dado, significando, dessa forma, uma mudança de atitude voltada para uma perspectiva de gestãoempresarial com foco na qualidade dessas relações e na geração de valor para todos.
Ao adicionar às suas competências básicas um comportamento ético e socialmente responsável, as empresas adquirem o respeito das pessoas e comunidades que sofreram o impacto de suas atividades, sendo assim gratificadas com o reconhecimento por par te de seus consumidores e com o engajamento de seus colaboradores,fatores esses cruciais para conquistar vantagem competitiva e sucesso empresarial. Conjuntamente, a responsabilidade empresarial como estratégia de gestão contribui para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e onde a preservação ambiental é, acima de tudo, um dever de todos.
Dessa forma, a questão da responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como asempresas interagem com o meio em que estas habitam e praticam suas atividades. Tal atuação (seja esta responsável ou não) é que irá definir a tomada de decisões por parte da empresa, a definição de sua estratégia de gestão, se esta irá respeitar ou não a legislação ambiental vigente e quais os ganhos e perdas daí advindos (como, por exemplo, perda de competitividade e mercado externo).

O MEIOAMBIENTE COMO OBJETO DE PROTEÇÃO LEGAL

Desde eras o homem busca atender as suas necessidades. Primeiramente estas se resumiam a manter-se vivo face às intempéries da vida e a permitir-se a perpetuação da espécie.
 Com o surgimento da sociedade e, posteriormente, do Estado surgem necessidades mais específicas, mormente voltadas à preservação do indivíduo ante a sociedade e face o próprio Estado.Assim, o ser humano começa a criar um sistema de direitos e garantias próprias visando a sua proteção, sendo vários os marcos históricos que poderiam ser elencados, tais como a Magna Carta de João Sem Terra, o  bill of rights, os documentos de Virgínia, a Constituição dos Estados Unidos da América, os documentos da Revolução Francesa, a constituição francesa de 1891 e 1893, a declaração de...
tracking img