Espondilose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Docente: Óscar Tavares Discente: Angélica Silva 3º ano Radiologia

Escolhi o tema “Espondilose” porque considerava um desafio. A nossa Espinhal medula, que juntamente com o Encéfalo constitui oSNC (responsável por atividades vitais nomeadamente o controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estimulo ao sistema urinário e digestório, etc.)

Pois com a manifestação dessapatologia no estreitamento do canal medular vem causando grandes dificuldades. Como tal, resolvi aprofundar os conhecimentos nesta área, tanto a nível da anatomia, da técnica e da patologia emquestão.

Formada por 33 vértebras:

7 cervicais 12 torácicas 5 lombares 5 sacrais e 4 coccígenas

Flexível, por ser formada por vertebras - separados por discos IV elásticos.

Para além daflexibilidade, apresenta rigidez para proteger a medula espinhal que circunda.

É o termo geral utilizado para definir alterações degenerativas inespecíficas da coluna vertebral Mais comuns nas porçõesrelativamente móveis da coluna vertebral – região cervical e lombar. E menos comuns na região dorsal pois é relativamente rígida

Causada pelo desgaste dos discos intervertebrais

Quando a nutriçãodiscal se torna insuficiente, há perda dos seus elementos constituintes, que leva a redução da altura do disco, da sua resistência aos movimentos e aos traumas, mesmo pequenos, facilitando a suarotura e degeneração.

Estas alterações discais são seguidas de reações ósseas das vértebras adjacentes, e gradualmente, ocorrem neoformações ósseas nestas áreas chamados de osteófitos ou “bico depapagaio”.

Os discos são normalmente nutridos a partir dos vasos sanguíneos das vértebras adjacentes, não tendo uma circulação sanguínea própria.

Espondilose

Estas alterações discais são seguidasde reações ósseas das vértebras adjacentes, e gradualmente, ocorrem neoformações ósseas nestas áreas chamados de osteófitos ou “bico de papagaio”.

Conjunto de alterações consequentes da artrose...
tracking img