Espiritualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Além de ser o atual centro espiritual do mundo, o Peru também é conhecido devido ao curandeirismo, prática que está se tornando um complemento para os tratamentos alopáticos, invés de uma opçãooposta à medicina tradiconal disponível em clínicas e hospitais.
Muitas são as crenças que encontramos no Peru, por exemplo, para uma "limpeza" a fim de curar algum mal, pode-se usar um ovo de galinhapassando pelo corpo do paciente e acompanhado de um Pai Nosso; outra crença muito conhecida é a de passar o cuy (porquinho da índia) pelo corpo, ou algumas ervas aromáticas com palavras pronunciadas pelocurandeiro para tirar o "mal olhado" ou o "susto". Existem também os pagos a Pachamama (Mãe Terra), muito praticado na serra do Peru; não se pode deixar de lado também a leitura das folhas da Coca,uma forma de adivinhação ou premonição do futuro.
Também existem rituais ao norte da costa peruana nos quais são realizadas sessões com cactos de São Pedro, o qual se acredita que se usava desde ostempos das culturas pré incas em rituais dos bruxos de Cahvín. Porém, se existe um assunto que gera muitas controvpersias, esse é o ritual da Ayahuasca.
Nas "Huaringas" do norte do país é possívelencontrar curandeiros sérios e que façam um bom trabalho. Para quem não conhece a região e nunca teve contato com um curandeiro, é preciso ter muito cuidado no momento de escolher um "bruxo", porque assimcomo existe muita gente séria, existem aqueles que enganam e trabalham apenas por um pagamento. Huaringas é um complexo de lagoas que se distribuem por toda a cordilheira, são as mais atraentes dopovoado de Huancabamba (Canchaque - Piura), mas as mais conhecidas são as lagoas Shimbe e Lagoa Negra. Para chegar a esses lugares é recomendado estar acompanhado dos "bruxos" que são justaementepessoas que se dedicam a arte do curandeirismo e que recebem esse legado de geração em geração. Acredita-se que as águas frias das Huaringas têm propriedades curativas e através dos rituais desenvolvidos...
tracking img