Espiritualidade no trabalho

Páginas: 7 (1748 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
1. Introdução

A Espiritualidade no trabalho é um assunto que de maneira discreta tem aparecido na literatura nacional acadêmica e profissional como solução para o aumento de produtividade, porém com sentido para o trabalhador. Está também relacionada como meio de se propiciar a felicidade do indivíduo em seu trabalho e em sua organização. Apesar de em termos quantitativos ser baixa aprodução nacional de pesquisas na área de Gestão de Pessoas sobre o tema, o tipo de publicações encontradas são suficientes para fornecer pistas de reflexão enquanto lacunas conceituais a serem mais bem exploradas, para análise e criação de estratégias de pesquisas empíricas, e oferecem um mínimo de material de apoio para diálogo formal em situação de ensino. Também apontam a necessidade da Gestão dePessoas dialogar com outras áreas de conhecimento como as ciências da religião, a teologia, a sociologia e a filosofia, no sentido de se sair de uma visão periférica do tema para melhor compreensão com profundidade do sentido transcendente do homem, seu trabalho e o sentido da existência das empresas para a humanidade.




































Oconceito de Espiritualidade nas Organizações
O tema da espiritualidade no trabalho vem crescendo de forma intensa nos últimos anos no mundo empresarial. Algo que antigamente era visto como assunto desligado do universo organizacional, como algo religioso ou até místico, hoje se insere como uma dimensão estratégica, na medida em que dá significado á missão da empresa e ao trabalho das pessoas. Quandoelas tem esta consciência, a conseqüência é que fluem com muito maior facilidade os fatores mais buscados pelos executivos das organizações: a motivação, o desempenho, o espírito de equipe, a comunicação eficaz, a qualidade, o foco no cliente, o "estar de bem com a vida". A espiritualidade nas organizações pode ser entendida como a prática, por parte das empresas e seus líderes, do entendimento deque os funcionários possuem uma vida interior e são seres integrais, que desempenham outros papéis em suas vidas. O trabalho, realizado com um sentido de comunidade, influencia e é influenciado pelo desenvolvimento dos aspectos da vida dos indivíduos (MOGGI e BURKHARD, 2004). Uma organização espiritualizada é aquela que busca, na realização de sua missão, contribuir para um propósito maior queos aspectos materiais. Os valores nos quais se pauta para a realização de sua missão são éticos e centrados em princípios (KRETLY, 2005). Tais valores são comunicados aos funcionários e interiorizados pelos mesmos, formando uma visão compartilhada da necessidade de fazer uma contribuição à sociedade (SENGE, 1990). De maneira mais específica, a espiritualidade diz respeito aos fatos de que osfuncionários de uma organização (REGO, CUNHA e SOUTO, 2005):
- são seres com anseios espirituais (desejo de manifestação da individualidade, associação com um tema superior a si próprio e de utilidade). - pretendem experimentar um sentido de propósito e significado em seu trabalho que transcenda o aspecto material.
- desejam vivenciar um sentimento de conexão com sua sociedade e com a comunidadeformada pelos membros da organização onde trabalham. Estas necessidades são reais e demandam atenção dos membros das organizações, especialmente dos tomadores de decisão. É comum encontrar líderes que não reconhecem o poder que possuem de influenciar a vida de seus companheiros de trabalho ou de outras instituições por meio de suas ações ou omissões. Alguns desconsideram até mesmo a influêncianegativa que as organizações que lideram podem estar causando à sobrevivência da raça humana,
por meio de atos que agridem o meio ambiente.
O foco da espiritualidade no trabalho é a busca de estados mais elevados de consciência e o alinhamento das ações das pessoas, das equipes e das organizações com seus propósitos e missões de vida. Temas que freqüentam o nosso dia a dia, como a ecologia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espiritualidade no trabalho
  • Espiritualidade No Trabalho
  • espiritualidade no trabalho
  • Espiritualidade no ambiente de trabalho
  • trabalho de vida de cristo e espiritualidade
  • Espiritualidade no ambiente de trabalho
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!