Espiritismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espiritismo

Qual a função social que o grupo exerce ?

O espiritismo com base na doutrina de Allan Kardec, analisado sob o ponto de vista dos estudos de Émile Durkheim, dá suacontribuição à sociedade na forma de doutrinar seus seguidores remetendo aos ensinamentos de Allan Kardec.
É um estudo teológico, onde esta prática promove o entendimento das doutrinas ensinadas e otrabalha o espiritual do indivíduo. É uma forma de mostrar o caminho certo de uma vida com uma boa conduta, para Durkheim, é uma forma de conter as massas e promover um bem estar e a civilidade paraa sociedade, para que esta viva em harmonia, sem questionamentos. Em contrapartida, as Casas André Luís, cenário da pesquisa de campo, oferece um serviço assistencial cuidando desde as criançasque possuem alguma deficiência, até o fim de sua vida, ou na forma de ajudar as mães carentes desde o pré-natal de seus bebês, função esta que cabe ao Estado, onde a contribuição do mesmo éirrisória. Para Durkheim, isto nada mais é do que o controle da sociedade, onde se ensina uma doutrina de vida correta e ao mesmo tempo se oferece um serviço assistencial. Quanto aos hospitais dasCasas André Luís, seus pacientes ficam sendo cuidados longe dos olhos da sociedade, para Durkheim, isto é um “antídoto” para esta “doença social”, longe dos olhos da população dita como normalisto não atrapalha em nada o curso da sociedade civilizada mantendo-se assim uma normalidade.
Portanto, as religiões e doutrinas apregoadas mundo afora, em especial o Espiritismo, tema centraldo trabalho de campo, faz com que a sociedade se mantenha estável, sem anormalidades e conflitos, mantendo seus seguidores longe de “problemas” que possam subverter a ordem, e fazer com que oindivíduo ande fora de uma conduta aceitável a sociedade em que vivemos, para que se haja a civilidade e o remédio para doenças sociais como define Émile Durkheim às anormalidades da sociedade....
tracking img