Espiritismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espiritismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: "Espiritismo" redireciona para este artigo. Para informações sobre o Espiritismo como codificado por Allan Kardec, veja Doutrina Espírita.
Espiritismo é a doutrina dos que creem que podem ser evocados os espíritos dos mortos.[1] Em outras acepções, nomeadamente segundo Rivail, dito Allan Kardec (1804-1869), é compreendido como umadoutrina de cunho filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.[1][2]
Desse modo, o termo pode se referir a:

Origens


Antigo Egito: Anúbis preparando um corpo.


Emanuel Swedenborg com o manuscrito de "Apocalypsis Revelata" (1766).


Franz Anton Mesmer.


As irmãs Fox (1852).Salão parisiense com as "mesas girantes" (revista "L'Illustration", 1853).
Do xamã da América, passando pelo griot ou pelo marabuto islâmico na África, os personagens encarregados de contactar com o mundo dos espíritos (de que o submundo é uma parte), ou pelo contrário, encarregados de impedi-lo, são característicos de múltiplas culturas.
[editar]A pré-História
O espiritismo moderno égeralmente apresentado como a continuação de uma tradição ancestral comum à maior parte das civilizações.[4] · [5] · [6] · [7].
[editar]A antiguidade Oriental
No Antigo Egito, o culto dos mortos atesta a sobrevivência do espírito, constituindo-se o Livro dos Mortos em um guia com preceitos e orientações para a viagem após a morte.
No Antigo Testamento encontram-se diversas passagens alusivas a fenómenosmediúnicos, nomeadamente no Livro dos Números e no Deuteronómio. Numa delas, Moisés proíbe pitonisas e feiticeiras de comunicar com espíritos. Por outro lado, aprova as atividades mediúnicas de Eldad e Medad. Em outro trecho, Saul, primeiro rei de Israel consultou a chamada Bruxa de Endor para evocar o espírito do profeta Samuel.
[editar]A antiguidade clássica
Na Grécia Antiga era práticacorrente a consulta aos oráculos, em busca de conselhos, auxílio e previsões do futuro. O mais famoso localizava-se no Templo de Delfos, dedicado aos deus Apolo, onde a pitonisa, após um banho ritual em uma fonte sulfurosa, sentava-se numa trípode (banco de três pernas) e, entre vapores de enxofre, a mascar folhas de louro (árvore sagrada de Apolo), entrava em transe e transmitia as palavras do deus.No poema "Odisseia", Homero narra o diálogo entre Ulisses e a alma de Tirésias, oráculo de Tebas. O filósofo Sócrates acreditava na imortalidade da alma. O tirano Periandro, de Corinto, consultou a alma de sua mulher (que ele próprio havia mandado degolar).
Na Roma Antiga, cuja religião sofreu forte influência dos antigos gregos, as mensagens do além eram recebidas e interpretadas pelos arúspices,personagens que interpretavam os presságios. Complementarmente, as sibilas entravam em transe para consultar os espíritos para consultar espíritos sobre as inquietudes da população. Cícero, na obra "Tusculanae", afirma que o seu amigo Ápio conversava frequentemente com os espíritos, e que no lago Avernus, sombras dos mortos apareciam na escuridão.
É através dos romanos que temos conhecimento dosdruidas Celtas, que afirmavam que os homens constroem o seu destino com as ações praticadas neste mundo. As lendas de sua mitologia estão repletas de "espíritos protetores". Numa delas, o guerreiro Vercingétorix conversa com a alma de heróis mortos em combate.
[editar]A Idade Média
No contexto da Guerra dos Cem Anos, a francesa Joana d'Arc afirmava ouvir "vozes sagradas" desde menina. Entreessas destacavam-se as de São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida, que a incentivavam a lutar contra os ingleses. Giordano Bruno, na obra "Il Candelaio" (1582), regista a sua convicção da possibilidade de conversar com os mortos.
[editar]Precursores
Ver artigo principal: John Dee
John Dee (1527-1608) foi um matemático e astrólogo inglês que testemunhou a comunicação com os anjos através de...
tracking img